Presidente da Comissão de Educação e Cultura recebeu o documento e prometeu empenho para sua aprovaçãoNesta terça-feira, dia 20 de junho, em solenidade na Câmara dos Deputados, o Comitê Gestor do Sistema Brasileiro de Museus (SBM) entregou formalmente à Comissão de Educação e Cultura da Casa a proposta do projeto de lei do Estatuto dos Museus, que visa regulamentar o setor museológico no país.
O projeto de lei foi amplamente debatido no Comitê Gestor do SBM e entre a comunidade museológica brasileira. Para Adolfo Samyn, presidente da Associação Brasileira de Museologia, “a contribuição de diversas pessoas e entidades reflete a realidade da diversidade museológica brasileira. O documento é capaz de atender essa diversidade, abrangendo os museus pequenos, os museus comunitários e ecomuseus, ou seja, abarcando novas composições museológicas de uma forma amplamente democrática”.
O presidente do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus, Carlos Roberto Brandão, que também esteve presente na solenidade, afirmou que “o Estatuto é um processo extremamente rico devido às inúmeras contribuições recebidas e atende às necessidades da área museológica, que vem se expandindo cada vez mais no Brasil”. Já a diretora do Sistema Estadual de Museus do Rio Grande do Sul, Simone Flores, ressaltou que “o Estatuto é resultado da ação eficaz do trabalho do SBM e que a regulamentação vai possibilitar não só a organização, mas também um avanço técnico e profissional do setor museológico”.
A presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, Neyde Aparecida, parabenizou a atuação do SBM. Disse, ainda, sentir-se honrada em receber o projeto e que fará todo o empenho para que ele seja aprovado. A presidente também teve o apoio dos demais deputados presentes na solenidade.
Fonte: Demu/Iphan