De agosto a dezembro de 2007 e em fevereiro de 2008, várias cidades irão cediar o curso, gratuito, de Capacitação em Desenvolvimento e Gestão Cultural, que integra o projeto Pensar e Agir com a Cultura.
Brumadinho, Ipatinga, Pirapora, Sabará e Sete Lagoas serão as próximas cidades a sediar, simultaneamente, de agosto a dezembro de 2007 e em fevereiro de 2008, o curso, gratuito, de Capacitação em Desenvolvimento e Gestão Cultural, que integra o projeto Pensar e Agir com a Cultura.
O curso, que nesta edição conta com o patrocínio da Usiminas, com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, tem por objetivo promover a formação e o fortalecimento de redes de gestores regionais de cultura em diversas regiões do estado, tendo como focos a contribuição para o fortalecimento da cultura em bases locais e o trabalho integrado.
Para isso, o projeto conta com profissionais de reconhecida competência e envolvimento na área cultural como os professores Ana Flávia Macedo – historiadora e consultora na área cultural; Ângela Fraiha – consultora e gestora cultural; Bernardo da Mata Machado – historiador e gestor da Fundação Municipal de Cultura de BH; Carla Lobo – produtora e sócia da Joaquina Ações Transversais em Cultura; Cássio Martinho – jornalista, professor e consultor em gestão de Redes; Clarice Libânio – cientista social, consultora do Sebrae, diretora da Habitus Pesquisa; Gustavo Jardim – video-artista e gestor da ONG Contato; José Márcio Barros – professor, antropólogo e Dr. em Comunicação e Cultura; José de Oliveira Junior – publicitário, consultor cultural e diretor da Diversas; Marcelo Renato – consultor e gestor cultural; Marcos Barreto – gerente de desenvolvimento cultural; Mônica Simões – consultora e sócia da Joaquina Ações Transversais em Cultura e Priscilla D´Agostini – publicitária, atriz e sócia da Aff! Comunicação e Cultura.
As atividades do curso começam, em todas as cidades, com uma palestra sobre Cultura e Desenvolvimento ministrada pelo professor José Márcio Barros. Aberta ao público em geral, a palestra tem por objetivo informar, sensibilizar e envolver a comunidade local convidando-a a participar do curso. Temas como o artista e a atualidade; a gestão cultural e o desenvolvimento local; o artista e condições de trabalho; o artista e sua contribuição para o desenvolvimento serão abordados.
Uma das novidades desta edição será a inclusão do módulo Imersão Artística, com 60 horas/aula, que, levando em conta o perfil de cada turma, buscará aprofundamento prático-conceitual que funcionará como provocação e incentivo ao exercício criativo dos artistas envolvidos no curso.
Segundo seu coordenador geral, José Márcio Barros, o projeto tem por objetivo formar e reciclar profissionais das áreas da arte, cultura, educação, comunicação e marketing com uma visão ampla e aberta à diversidade de práticas, conceitos e valores. “Queremos proporcionar uma visão integrada das áreas de administração, economia, direito, artes e cultura, assegurando, através do programa acadêmico, um sólido entendimento dos principais pontos que norteiam a administração de um projeto cultural”, ele explica.
O aluno, além de adquirir base teórica para que desenvolva capacidade de análise crítica e reflexiva no setor, de acordo com as tendências e mutações do mercado, vivenciará um intercâmbio de experiências com professores, alunos e profissionais de renome no campo da administração da Cultura.
O curso será ministrado em módulos de 12 h/aula, organizados de forma a garantir uma integração de conteúdos seqüenciados, capaz de possibilitar aos participantes o desenvolvimento de sua capacidade conceitual e metodológica de pensar e agir com a Cultura na perspectiva da elaboração e desenvolvimento de projetos culturais.
As inscrições vão até o dia 13 de agosto e os interessados devem ter mais de 16 anos;
atuar numa das seguintes áreas: cultural, artística, comunicação, educação, marketing, gestão ou negócios; elaborar breve texto, justificando o interesse pelo curso e explicitando a disponibilidade e o compromisso de participação.
As fichas de inscrição estão disponíveis no site www.usiminas.com.br/usicultura.
* Com informações do site DUO Informação e Cultura
A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo abriu uma…
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou a página Aldir Blanc Patrimônio,…
Estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a Seleção TV Brasil. A iniciativa…
Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o edital edital Transformando Energia em Cultura,…
Na noite de ontem (20), em votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso…
A Fundação Nacional de Artes - Funarte está com inscrições abertas para duas chamadas do…