Leia a íntegra da carta aberta que pede pelos recursos do FNC e programas públicos de cultura
EXMO. SR. PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
LUIS IGNÁCIO LULA DA SILVA
Sua eleição significou esperanças e sonhos para a maioria dos brasileiros. Configurou-se ali um sentimento de que a nação era possível, de quem um povo poderia desenhar seu destino.
Esperanças, sonhos, sentimento, nação, possibilidade, povo, destino – valores e conceitos nada objetivos, “científicos”, pragmáticos. No entanto, fundamentais para nossos corações e mentes. Nada palpável, nada que se reduza a produto, mercadoria, mercado, nada que esteja à venda. No entanto, os senhores do mercado não fazem outra coisa: negociam e vendem nossas esperanças, sonhos, sentimento, nação, possibilidade, povo, destino.
Como depositários e formuladores do mundo imaginário, fincamos nossos pés na realidade e mais uma vez avisamos: a arte, a cultura, os valores de uma população posta num determinado território num determinado tempo não cabem dentro da camisa-de-força da forma-mercadoria.
O fomento à arte, à cultura e ao acesso à criação é um dos motivos – e não o menor – da existência do Estado e dos governos. Os senhores do mercado e seus sacerdotes na economia ainda não revogaram a Constituição, as noções básicas da República e da tal democracia.
É pouco o tempo que nos resta, Senhor Presidente. E é muito pouco o que a cultura precisa de seu governo. Felizmente, com muito pouco e em pouco tempo, Vossa Excelência poderá inscrever outras ações na História da arte e da cultura do Brasil.
É aqui e agora o lugar e o tempo. Que seus próximos atos alimentem corações e mentes e se traduzam em imediatas providências para:
1) Repasse dos recursos totais do Fundo Nacional de Cultura conforme estabelece a lei.
2) A aplicação exclusiva dos recursos do Fundo Nacional de Cultura via editais democraticamente elaborados.
3) Apoio à criação de programas públicos de cultura estabelecidos em lei, com orçamentos e regras próprias.
4) Proposição imediata do programa “Prêmio Teatro Brasileiro”.
Com Vossa Excelência nessas esperanças,
ARTE CONTRA A BARBÁRIE
Ordem do Mérito Cultural/2004
São Paulo/novembro/2005
c.c. Ministros da Cultura, Casa Civil, Planejamento, Fazenda; vereadores, deputados, senadores; imprensa, público em geral.