Em Brasília, ministro chinês propõe a Gilberto Gil um convênio de colaboração audiovisual entre os dois países. Radiobras fecha parceria com emissora de Pequim20/02/2003

O ministro da Cultura Gilberto Gil recebeu hoje à tarde, em Brasília, o ministro de Administração Geral da Radiodifusão, Filme e Televisão da China, Xu Guangchun, que veio acompanhado da diretora cultural da Câmara de Comércio Brasil/China, Uta Tawg. Na audiência, eles propuseram a Gil a realização de uma temporada do cinema brasileiro naquele país e, ao mesmo tempo, a exibição de produções chinesas no Brasil. O encontro contou com a presença do secretário do Audiovisual, Orlando Senna.

Convênio
Gilberto Gil gostou da proposta e já começa a trabalhar sobre ela. O secretário do audiovisual está incumbido de conversar com a embaixada da China, para começar a acertar os detalhes da temporada de cinema. De acordo com o MinC, a semana cinematográfica deverá ocorrer em 2004.

Segundo Orlando Senna, o ministro da Cultura e os dirigentes culturais chineses conversaram, também, sobre a assinatura de um convênio de colaboração audiovisual, o que poderá ocorrer em 2004 ou em dezembro deste ano. O ministro Gilberto Gil recebeu convite para visitar a China.

Radiobrás
O acordo soma-se a outras iniciativas de aproximação das relações entre Brasil e China. Ainda hoje, o presidente da Radiobrás, Eugênio Bucci, assinou acordo de parceria com a Rádio Internacional e a Televisão Central da República Popular da China. Segundo a Radiobrás, o objetivo é ?promover o intercâmbio de material noticioso, musical, cultural, esportivo e educacional?. Para Eugênio Bucci, a troca de programas e sinais de rádio é ?uma demonstração de que somos capazes de aprender uns com os outros?. ?No fundo, é disso que se trata na relação entre os nossos povos?, conclui o jornalista.

Copyright 2003. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *