Depois de um ano atípico, por conta do sucesso do filme “Tropa de Elite 2”, que sozinho levou 11 milhões de espectadores às salas de cinema, os estúdios brasileiros voltaram à normalidade. Em 2011, as produtoras fizeram mais lançamentos, mas conseguiram bilheterias menores por película exibida.
Ainda assim, os estúdios repetiram o desempenho de 2003 – o melhor ano do setor antes de 2010 – com sete filmes nacionais ultrapassando a marca de 1 milhão de espectadores: “Cilada.com”, “Assalto ao Banco Central”, “Bruna Surfistinha”, “De Pernas pro Ar”, “O Palhaço”, “O Homem do Futuro” e “Qualquer Gato Vira-Lata”.
De acordo com a consultoria Filme B, serão lançados neste ano 97 filmes brasileiros, ante 75 no ano passado. “O que faltou para não termos um novo recorde, além de um “Tropa de Elite”, foram os filmes da Xuxa e do Renato Aragão, que juntos atraíam de 4 milhões a 5 milhões de espectadores todo ano”, observa Carlos Eduardo Rodrigues, diretor executivo da Globo Filmes.
No acumulado do ano, a bilheteria de filmes brasileiros foi de 16,6 milhões de pessoas até o dia 4, volume 13,9% menor que no ano passado. A renda no período diminuiu 16,6%, para R$ 151,9 milhões. Em relação à bilheteria total, os filmes brasileiros estão com uma participação de 12,7%, ante 19% no ano passado, conforme a Agência Nacional do Cinema (Ancine).
E a produção das próximas películas deve sofrer uma desaceleração no médio prazo, em virtude do atraso ou mesmo do cancelamento de editais que são os pilares da indústria nacional, como os incentivos do BNDES, da Petrobras e de Paulínia. Com a ausência desses recursos, Rodrigo Letier, produtor da carioca “TV Zero” – que lançou em 2011 o longa “Bruna Surfistinha” – destaca que poucos filmes foram rodados nesse ano e muitas produções foram adiadas. “O reflexo desse cenário vai ser uma quantidade de lançamentos menor nos próximos dois anos”, diz Letier.
Clique aqui para ler a matéria completa.
*Com informações do Valor Online
Fonte: Ministério da Cultura* O Ministério da Cultura atingiu 100% de transparência ativa de acordo…
Até o dia 10 de fevereiro, a sociedade terá a oportunidade de participar da escolha…
O Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic) estará aberto a partir…
O Instituto Cultural Sicoob UniCentro Br está com inscrições abertas em seu edital de seleção…
Estão abertas, até 04 de fevereiro, as inscrições para o Edital Elisabete Anderle de Estímulo…
Estão abertas, até 10 de fevereiro, as inscrições para o Edital Prêmio Cidade da Música,…