Reportagem do jornal Valor Econômico desta sexta-feira (17/8) revela que o impacto das frequentes quedas nas bilheterias da indústria cinematográfica dos Estados Unidos tem atingindo mais o cinema independente do país do que Hollywood.
“Na discussão em torno da pirataria, em geral se foca nos prejuízos dos grandes arrasa-quarteirões de Hollywood. Mas ela afeta muito mais a história e o destino de filmes como ‘Ruby Sparks’ do que ‘O Homem-Aranha'”, afirma Jonathan Dayton, que dirigiu “A Pequena Miss Sunshine” e é um dos realizadores de “Ruby Sparks”.
Segundo ele, o mercado mudou bastante desde a sua estreia em 2006, que chamou a atenção do mercado de cinema do país por ter produzido com US$ 8 milhões – quantia considerada baixa para os padrões norte-americanos – e ter sido um sucesso de crítica, recebendo cinco indicações ao Oscar e levando duas estatuetas (melhor ator coadjuvante para Alan Arkin e melhor roteiro original para Michael Arndt).
“Boa parte do lucro de ‘A Pequena Miss Sunshine’ veio dos DVDs. Essa expectativa [de lucrar com a bilheteria] não existe mais. Acabou”, informa Valerie Faris, correalizadora do filme. “Nos dias de hoje, se você não está dirigindo um título de uma franquia e não conta com grandes estrelas para explorar comercialmente o seu projeto às alturas, não há muito jogo”, completa.
Dados da Motion Picture Association of América (MPAA) indicam que 469 filmes independentes foram produzidos em 2011 nos Estados Unidos, o que revela um crescimento considerável deste tipo de produção. No entanto, o grande público passou a ter menos acesso aos independentes.
Os seis grandes estúdios – Paramount, Universal, Sony, Warner, Disney e Fox – cortaram por completo ou diminuíram drasticamente suas unidades voltadas para a parceria com produtores independentes, cinemas de arte fecharam suas portas em diversas partes do país e as companhias passaram a voltar seus esforços para o “video on demand” como forma de enfrentar a pirataria.
A íntegra da reportagem está disponível aqui.
*Com informações do jornal Valor Econômico
A JLeiva Cultura & Esporte lança nesse mês a pesquisa inédita Cultura nas Capitais. O…
Fonte: Ministério da Cultura* O Ministério da Cultura atingiu 100% de transparência ativa de acordo…
Até o dia 10 de fevereiro, a sociedade terá a oportunidade de participar da escolha…
O Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic) estará aberto a partir…
O Instituto Cultural Sicoob UniCentro Br está com inscrições abertas em seu edital de seleção…
Estão abertas, até 04 de fevereiro, as inscrições para o Edital Elisabete Anderle de Estímulo…