Reportagem do jornal Valor Econômico desta segunda-feira (13/8) indica que a produção audiovisual de Pernambuco vive um momento prolífico e bem-sucedido, após um período frágil na década de 1990. A produção só teria começado a ganhar notoriedade na década seguinte, ao ser impulsionada por cineastas que apostavam em projetos menos focados no público e mais comprometidos com uma interpretação pessoal sobre os temas.
Uma das marcas registradas das produções realizadas no estado é o ecletismo e a forma de abordar assuntos universais a partir de personagens e elementos próprios da cultura regional. “É o que diz aquela frase: ‘Fala de tua aldeia e falarás com o mundo’. Quem é honesto consigo, com sua cultura, se torna universal. Pessoas de fora entendem piadas que são locais. A força do cinema pernambucano é essa: a gente luta para ter essa honestidade”, afirma o cineasta Cláudio Assis.
Bem mais que outros estados, Pernambuco tem demonstrado interesse em investir no cinema local. O Funcultura (Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura) lança editais para projetos em diversas áreas da cultura, mas desde 2007 destina uma soma expressiva só para a produção audiovisual.
No mesmo ano foram liberados R$ 2,1 milhões para a área e, no edital mais recente, R$ 11,5 milhões. Não por acaso, o estado foi o quarto maior produtor de longas no país em 2011, atrás de Rio, São Paulo e Bahia. Até o fim do ano, novas produções pernambucanas devem ganhar as telas de cinema, caso de “Tatuagem”, de Hilton Lacerda, e “O País do Desejo”, de Paulo Caldas.
Clique aqui e leia matéria na íntegra
*Com informações do Valor Econômico
A JLeiva Cultura & Esporte lança nesse mês a pesquisa inédita Cultura nas Capitais. O…
Fonte: Ministério da Cultura* O Ministério da Cultura atingiu 100% de transparência ativa de acordo…
Até o dia 10 de fevereiro, a sociedade terá a oportunidade de participar da escolha…
O Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic) estará aberto a partir…
O Instituto Cultural Sicoob UniCentro Br está com inscrições abertas em seu edital de seleção…
Estão abertas, até 04 de fevereiro, as inscrições para o Edital Elisabete Anderle de Estímulo…