A capital de Goiás foi palco da 192ª Reunião da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), realizada nos dias 17, 18 e 19 de outubro, pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic). O encontro foi feito em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado de Goiás e a Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira (Agepel).
A sessão plenária foi presidida pelo secretário da Sefic/MinC, Henilton Menezes. O governador de Goiás, Marconi Perillo, esteve presente na reunião e disse que o governo estadual se colocava à disposição da equipe para cooperação.
Na oportunidade, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) fez uma apresentação da pesquisa contratada pelo MinC, com a finalidade de aprimorar o processo de análise dos projetos. A exposição ficou a cargo do economista e mestre em gestão pública da FGV, Túlio Bastos, que explicou aos pareceristas e produtores culturais a metodologia e as fontes utilizadas na pesquisa realizada pela Fundação.
Durante a reunião da CNIC, também houve visita a projetos que foram viabilizados por meio do incentivo fiscal e também foi feita apresentação da estratégia elaborada pelo Ministério da Cultura para a Copa de 2014. A explanação ficou a cargo da assessora especial do MinC, Morgana Eneile, que falou sobre o Grupo de Trabalho (GT), constituído pela Portaria Ministerial nº 55, de 16 de junho de 2011, composto pelas secretarias e instituições vinculadas. Ao grupo compete propor diretrizes e ações de promoção e difusão cultural a serem desenvolvidas durante a preparação e a realização da Copa do Mundo na esfera de atuação da pasta.
Um dos pontos altos da reunião da CNIC foi o debate com os produtores culturais locais. A mesa foi composta pelo secretário Henilton Menezes e pelos titulares da Comissão. Foram abordados vários temas, dentre eles, os critérios de análise, a metodologia de tramitação de projetos, o funcionamento e as decisões da CNIC, os prazos de aprovação, a capacitação de produtores e a desconcentração de recursos. O público pôde fazer considerações para cada um dos representantes dos segmentos culturais.
A cidade de Goiânia é o quarto local de itinerância das reuniões da CNIC. A primeira aconteceu em Aracaju (SE), no mês de abril, a segunda na cidade de Belém (PA), em junho, e a terceira, em agosto, em São Paulo. Até o final do ano, todas as regiões brasileiras serão contempladas, indo ao encontro do conceito de representatividade nacional, tornando o processo mais participativo e aproximando as regiões das resoluções que são tomadas.
Veja os pareceres dos projetos
Leia aqui a matéria completa.
*Com informações do site do MinC
Estão abertas, até 26 de maio, as inscrições para o Edital de Patrocínio CCBB 2026-2027.…
A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo abriu uma…
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou a página Aldir Blanc Patrimônio,…
Estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a Seleção TV Brasil. A iniciativa…
Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o edital edital Transformando Energia em Cultura,…
Na noite de ontem (20), em votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso…