O Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC) decidiu, durante sua 23ª Reunião Ordinária, realizada na última quarta-feira (28/5), em Brasília (DF), encaminhar ao Ministério da Cultura um pedido de alteração no decreto nº 5520/2005, que instituiu o Conselho, para incluir a representação de mais seis segmentos da cultura brasileira.
A ministra Luiza Helena Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR/PR), destacou a importância do conselho na inclusão social. “Quem mais se beneficiou foi o setor negro da comunidade. Esse processo foi intensificado através de políticas afirmativas, com o uso das cotas. Isso proporcionou um número maior de negros nas universidades brasileiras. O que amplia a crença da população negra nas oportunidades sociais e gera um sentimento de pertencimento”, afirmou.
A secretária Márcia Rollemberg apoiou a decisão da Mesa do CNPC. “É a forma de ampliar a participação dos segmentos da diversidade e fortalecer a pauta da cidadania cultural”, comentou.
*Com informações do site do Minc
Fonte: Ministério da Cultura* Entraram no ar, na semana passada, as primeiras atualizações, melhorias e…
As inscrições para bolsistas na 5ª edição do Programa Jovens Criadores, Pesquisadores e Monitores estão abertas até…
A AMBEV está com inscrições abertas para o edital Brasilidades 2025, com o objetivo de…
O Museu da Língua Portuguesa e o Museu do Futebol estão com editais abertos para…
Fonte: Fundação Itaú Divulgada essa semana, a quinta edição da pesquisa Hábitos Culturais, sobre o…
Estão abertas, até 05 de fevereiro, as inscrições em três editais para Pontos de Cultura…