Começa hoje (22/8) em Passo Fundo (RS) a 14ª edição da Jornada Nacional de Literatura, evento que completa 30 anos de existência. Até sexta-feira (26), o evento organizará debates, palestras e seminários com os 135 convidados, entre autores brasileiros e estrangeiros, e espera reunir um público de 30 mil pessoas. Com o tema “Leitura entre nós: redes, linguagens, mídias”, o encontro vai abordar o impacto das plataformas digitais de leitura no modo de se consumir leitura.
Entre os participantes, está o filósofo tunisiano radicado no Canadá Pierre Lévy, autor de “Cibercultura” (1997), influente livro que estimula debates sobre a cultura no mundo digital até hoje, e o português nascido em Angola Gonçalo Tavares, vencedor de prêmios como o Portugal Telecom.
Outros autores estrangeiros que participam da jornada são o argentino-canadense Alberto Manguel (de “À Mesa com o Chapeleiro Maluco”) e Beatriz Sarlo (escritora e crítica cultural argentina); entre os brasileiros estão Edney Silvestre, Ziraldo e Mauricio de Sousa (atração do evento paralelo Jornadinha Nacional de Literatura, voltada para o público infantil, em sua sexta edição).
Faz parte também da Jornada Nacional o Prêmio Passo Fundo Zaffari Bourbon de Literatura, que vai conceder R$ 150 mil ao melhor romance publicado em língua portuguesa nos últimos dois anos, e o 12º Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães, com R$ 5 mil para o primeiro colocado.
Clique aqui para mais informações.
*Com informações de O Globo Online
A JLeiva Cultura & Esporte lança nesse mês a pesquisa inédita Cultura nas Capitais. O…
Fonte: Ministério da Cultura* O Ministério da Cultura atingiu 100% de transparência ativa de acordo…
Até o dia 10 de fevereiro, a sociedade terá a oportunidade de participar da escolha…
O Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic) estará aberto a partir…
O Instituto Cultural Sicoob UniCentro Br está com inscrições abertas em seu edital de seleção…
Estão abertas, até 04 de fevereiro, as inscrições para o Edital Elisabete Anderle de Estímulo…