Categories: NOTÍCIAS

Começa mais um Festival América do Sul em Corumbá

Vai até domingo, dia 1º de maio, em Corumbá, Mato Grosso do Sul, a oitava edição do Festival América do Sul, que pretende resgatar seu objetivo de integrar a cultura latino-americana. Dez países estarão presentes nessa festa da cultura. Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

O festival conta com atrações diversas, música, teatro, dança, artes plásticas e cinema, e até uma feirinha de artesanato onde você pode encontrar a tecelagem andina, pratas venezuelanas e um milhão de outras coisas de cada um desses países.

O festival teve a sua primeira edição em 2004, quando tinha um sonho grande de integração. Geograficamente e, claro, simbolicamente, Corumbá fica no coração da América do Sul. Em trinta minutos, numa estrada que tem como paisagem o Rio Paraguai, chega-se  em Puerto Quijarro, Bolívia, na estação onde se pega o trem da morte partindo para Santa Cruz de la Sierra, rota de dez entre dez mochileiros que querem conhecer o continente. Corumbá é ponto de partida.

Lugar de belezas naturais incríveis como o Pantanal e de integração cultural a flor da pele, Mato Grosso do Sul faz divisa com o Paraguai e com a Bolívia, além de ser caminho para a Argentina, Chile e todos os outros países. Mas, antes que pareça um texto release sobre a cidade, Corumbá também é terra esquecida, subjugada e onde as autoridades deveriam ter mais atenção.

Com o tempo, mudança de governo e de postura em relação à cultura, o festival que colocava em pauta e no palco, nomes como Mercedes Sosa, Domitila Barrios de Chungara, Manuel de Barros, Milton Nascimento, Fito Paes, Leon Gieco, Gabriel García Márquez e Eduardo Galeano, quase descambou. O festival começou a  homenagear figuras políticas recentes do próprio governo, por vaidade, falta de carinho e de atenção novamente com os países hermanos.

Fato é que nesta edição do festival, promete-se – com uma programação que coloca novamente nos palcos principais bandas bolivianas, paraguaias, argentinas – um retorno ao sonho de veias abertas da cultura em Corumbá. Vamos esperar com muita esperança para que não se perca um espaço a mais para discutir cultura numa fronteira de coração aberto.

 

Para ter informações sobre o evento: s://www.festivalamericadosul.com.br/

 

Luana Schabib

Repórter. Escreve sobre pessoas, convergência e cultura.

Recent Posts

Consulta pública sobre o PAAR de São Paulo está aberta até 23 de maio

A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo abriu uma…

4 dias ago

Site do Iphan orienta sobre uso da PNAB para o Patrimônio Cultural

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou a página Aldir Blanc Patrimônio,…

5 dias ago

Seleção TV Brasil receberá inscrições até 5 de maio

Estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a Seleção TV Brasil. A iniciativa…

5 dias ago

Edital Transformando Energia em Cultura recebe inscrições até 30 de abril

Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o edital edital Transformando Energia em Cultura,…

1 semana ago

Congresso corta 85% dos recursos da PNAB na LDO 2025. MinC garante que recursos serão repassados integralmente.

Na noite de ontem (20), em votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso…

2 semanas ago

Funarte Brasil Conexões Internacionais 2025 recebe inscrições

A Fundação Nacional de Artes - Funarte está com inscrições abertas para duas chamadas do…

2 semanas ago