Mesmo sem ter se resolvido o impasse entre o Governo de São Paulo e a Caixa Econômica Federal, Cláudia Costin apresenta as pessoas que selecionarão os projetos culturais Por Sílvio Crespo
www.culturaemercado.com.br
06/11/2003

A secretária da Cultura do Estado de São Paulo, Cláudia Costin, empossou ontem os 12 integrantes da Comissão Paulista da Loteria da Cultura, formada por seis representantes da sociedade civil e outros seis técnicos da Secretaria. O jornalista e produtor cultural Zuza Homem de Mello, o fotógrafo Thomas Farkas e o diretor do Museu da Imagem e do Som, Amir Labaki, entre outros (confira abaixo a lista completa), serão responsáveis por selecionar os projetos culturais a serem financiados com o dinheiro da Loteria da Cultura. O novo jogo lotérico deve arrecadar R$ 10 milhões anualmente, segundo a Secretaria, e beneficiará as áreas de teatro e cinema.

Impasse
Na semana passada, a Caixa Econômica Federal (CEF) havia solicitado às casas lotéricas de São Paulo que suspendessem a venda da ?raspadinha? da Loteria da Cultura, alegando que o jogo tinha um formato muito parecido com o que o banco já vende e, portanto, seria necessária uma autorização oficial da CEF. Algumas casas deixaram de vender os bilhetes, mas outras não. A Loteria continua sendo vendida também nos teatros e museus da Secretaria Estadual de Cultura.

Cláudia Costin reuniu-se em São Paulo, ainda na semana passada, com o superintendente nacional de loterias e jogos da CEF, Paulo Campos, para discutir o assunto. Na época, Costin afirmou a Cultura e Mercado que teve ?uma conversa boa? com o representante da CEF, ?com espírito desarmado?.

?A Caixa Econômica admitiu que a Loteria da Cultura não é ilegal, que existe uma lei estadual que a estabelece; além disso, não existe nenhuma Adin (ação direta de inconstitucionalidade)? que impediria a comercialização dos bilhetes. Mas a questão ainda não foi resolvida. Nos próximos dias, a secretária deverá se reunir novamente com Campos em Brasília.


Conheça os membros da Comissão :

Representantes da sociedade civil
Fabio Magalhães ? ex-diretor do Memorial da América Latina
Thomas Farkas – fotógrafo
Zuza Homem de Mello ? jornalista, crítico de música e produtor
João Acayabe – ator
Angélica de Moraes ? crítica de arte e curadora
Humberto Sinibaldi ? produtor (teatro)

Técnicos da Secretaria de Estado da Cultura
Antonio Carlos Sartini ? Diretor do Departamento de Atividades Regionais
José Luis Goldfarb ? coordenador do programa São Paulo: Um Estado de Leitores
Marcelo Mattos Araújo ? diretor da Pinacoteca
Clodoaldo Medina Júnior ? diretor do Centro de Estudos Musicais (antiga ULM)
Amir Labaki ? diretor do MIS
Maria Aparecida de Laia ? coordenadora da assessoria de gênero e etnia (antiga assessoria afro)

Copyright 2003. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *