A diversidade de inciativas culturais apoiadas pelo Programa Cultura Viva foi destaque na visita da delegação chinesa a três Pontos de Cultura no Distrito Federal no dia 12 de agosto. Quinze representantes de diversos setores da comunicação e da cultura da China estiveram no país conhecendo políticas públicas brasileiras para o setor.
A primeira parada do grupo foi na Asa Sul do Plano Piloto, por coincidência ao lado da Embaixada da China, onde localiza-se o Ponto de Cultura Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro. “Nossa proposta é criar uma mitologia para uma cidade ainda nova que busca suas identidades”, definiu Tico Magalhães, coordenador do projeto, ao explicar a proposta do Ponto de Cultura aos chineses.
“Buscamos uma outra invenção, pois Brasília também é uma, e colocamos elementos de tradições brasileiras, como o maracatu e afoxé, associados a características do cerrado, como o calango e a cachoeira, por exemplo, para criar nossa mitologia do Calango Voador”, explicou o coordenador. Para ele, as políticas de apoio do Governo Federal e do Governo do Distrito Federal para a cultura popular têm sido essenciais nesse momento do grupo.
A seguir, a comitiva seguiu para a Região Administrativa de São Sebastião (30 km de Brasília), afim de conhecer o trabalho dos Pontos de Cultura Ludocriarte e Congo Nya. No primeiro, a brinquedoteca montada pelo entidade recebe diariamente cerca de 180 crianças em sistema de rodízio. O local é um espaço para atividades lúdicas, educativas e culturais, como oficinas de arte, capoeira, cantigas, informática e jogos de raciocínio.
“Como Ponto de Cultura, nossa proposta é publicar três livros: o primeiro será feito pelas crianças, o segundo por alunos de escolas públicas e o terceiro a partir da história dos mais velhos da comunidade, que ajudaram a construir a cultura local”, esclareceu Paolo Chirola, coordenador. Os livros trarão textos, ilustrações, desenhos e registros videográficos em DVD feitos pelos participantes.
Já o Ponto de Cultura Congo Nya tem seu foco na cultura negra, afro-brasileira e africana, destacando características do movimento Rastafari. “Queremos formar jovens ao mesmo tempo em que apostamos no resgate da cidadania”, disse Margô Ribeiro, coordenadora. Mesmo em reforma para ampliar suas instalações, a entidade atende cerca de 120 crianças com atividades que vão desde oficina de moda afro até percussão.
“Um aspecto importante do Programa Cultura Viva está no acesso de comunidades mais afastadas aos meios de produção afim de que ampliem suas atividades”, acredita, contando que com a reforma uma sala multimídia também estará disponível no Ponto de Cultura.
A visita da comitiva chinesa encerrou-se com apresentações artísticas dos Pontos de Cultura Tambores do Paranoá e Garatuja. O Tamnoá animou a delegação com uma sonoridade que se propõe resgatar raízes musicais brasileiras, por meio de ritmos como o maracatu, samba de coco e congada.
Já o Grupo Garatuja, também de São Sebastião, oferece aulas de dança criativa, balé clássico e reforço escolar para meninas de 10 a 18 anos, sendo Ponto de Cultura desde 2009. As alunas apresentaram um número de dança contemporânea e outro de balé clássico.
Para Luo Ming Cheng, Secretário da Delegação, o mais marcante é a dinâmica envolvida no trabalho dos Pontos de Cultura que contribuem para elevar o nível cultural das comunidades onde atuam. “Voltaremos à China bastante impressionados com essa diversidade”, disse no encerramento da visita.
“Acreditamos que seja necessário aos Pontos de Cultura reunirem financiamento de diversos setores afim de ampliar o financiamento para as ações que desenvolvem”, concluiu o secretário. Acompanharam a comitiva Giselle Dupin, Assessora Internacional da Secretaria de Cidadania Cultural do MinC, e Johanne Madsen, representante do Governo do Distrito Federal.
*Fonte: Site do Cultura Viva
A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo abriu uma…
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou a página Aldir Blanc Patrimônio,…
Estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a Seleção TV Brasil. A iniciativa…
Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o edital edital Transformando Energia em Cultura,…
Na noite de ontem (20), em votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso…
A Fundação Nacional de Artes - Funarte está com inscrições abertas para duas chamadas do…