A maior feira de livros do mundo abre suas portas na próxima quarta-feira (12/10), em Frankfurt, e o Brasil se esforça para se destacar, entre 7.300 expositores e 290 mil profissionais do mercado editorial vindos de 100 países, numa área equivalente a 14 campos de futebol.
O estande do Brasil, organizado pelo projeto Brazilian Publishers, terá 180 m², divididos em duas áreas. Livros de 50 editoras brasileiras estarão expostos lá. No total, elas mandaram para a feira 1.782 títulos (2.501 exemplares).
O número de livros enviados caiu ligeiramente em relação à edição passada. Em 2010, foram 2.870 exemplares. “Acredito que esse decréscimo na quantidade de livros enviados tenha ocorrido porque o editor está mais criterioso e mandando apenas aqueles com mais potencial de venda”, avaliou Dolores Manzano (Dosh), responsável pelo projeto.
Nesta área, chamada de “Business”, haverá, além das estantes com os livros, mesas para reuniões. Aos editores brasileiros que quiserem descansar um pouco será oferecido ali, no final do dia, pinga e caipirinha.
Já o “Lounge” terá de 66m² e funcionará como um espaço mais reservado para reuniões dos presidentes das entidades de livro. Lá também será realizado o encontro Have a look at Brazil, no dia 13. Nova Zelândia e Georgia também terão os seus “Look At”, mas Dosh contou que a edição brasileira foi a mais procurada, com 87 inscritos. As pessoas inscritas e quem mais estiver passando pelo local na hora da apresentação poderão ouvir Karine Pansa, presidente da CBL, e Galeno Amorim, presidente da Fundação Biblioteca Nacional, falando sobre o mercado brasileiro e sobre o recém-lançado projeto que prevê uma maior presença da literatura brasileira em outros países a partir do apoio à tradução. Também será exibido um filme sobre o Brasil.
Além de ser um dos destaques da série “Have a look at”, o Brasil estará em outros espaços da feira. O principal evento é a 25th Rights Directors Meeting, no dia 11 de outubro, que este ano focará a primeira parte de sua programação no Brasil e a segunda nas possibilidades de parcerias internacionais para o lançamento de aplicativos. Para apresentar o mercado brasileiro foram convidados a agente literária Lucia Riff e os editores Tomas Pereira, da Sextante, e Eduardo Blucher, da Blucher.
Galeno Amorim, presidente da Biblioteca Nacional, falará sobre o programa de apoio à tradução dentro da programação do Forum Dialogue (Pavilhão 5, A962) no dia 12 de outubro.
Os escritores Marcelo Ferroni e Carola Saavedra participam de bate-papo com o tradutor Michael Kegler no sábado, dia 15, das 15h45 às 16h45, no Pavilhão 5.0 (D963). “Who or what tells us of Brazil?” é o nome da atividade organizada pelo Centro Cultural Brasil em Frankfurt que pretende discutir a produção literária contemporânea.
Clique aqui para conhecer os participantes do estande coletivo do Brasil.
*Com informações do Publishnews
Fonte: Ministério da Cultura* O Ministério da Cultura atingiu 100% de transparência ativa de acordo…
Até o dia 10 de fevereiro, a sociedade terá a oportunidade de participar da escolha…
O Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic) estará aberto a partir…
O Instituto Cultural Sicoob UniCentro Br está com inscrições abertas em seu edital de seleção…
Estão abertas, até 04 de fevereiro, as inscrições para o Edital Elisabete Anderle de Estímulo…
Estão abertas, até 10 de fevereiro, as inscrições para o Edital Prêmio Cidade da Música,…