Todos os 10 integrantes do conselho editorial da Revista de História da Biblioteca Nacional comunicaram nesta segunda-feira (11/6) a renúncia de seus cargos. A decisão teria sido motivada por divergências em relação ao presidente da Sabin (Sociedade de Amigos da Biblioteca Nacional), Jean-Louis de Lacerda Soares.
Em documento dirigido aos leitores, amigos e financiadores da publicação, os responsáveis pela edição repudiaram as últimas decisões do presidente e as usaram como justifica para a saída. De acordo com o comunicado, isso lhes “tira a autonomia necessária para dirigir a Revista de uma maneira séria e de qualidade”.
Em 2005, os mesmos integrantes já haviam pedido renúncia do conselho da revista Nossa História, que era publicada pela Biblioteca Nacional, por avaliar que havia interferência excessiva na publicação por parte de um patrocinador. Em julho do mesmo ano, foi lançada a Revista de História.
Em nota, a Fundação Biblioteca Nacional lamentou a decisão do conselho e afirmou ter se dedicado “intensamente, nos últimos meses, a mediar o impasse criado entre a Sociedade de Amigos da Biblioteca Nacional e o Conselho Editorial da revista”. Segundo o comunicado, a Sabin já foi notificada sobre a necessidade de, caso manifeste interesse pela continuidade da parceria, apresentar proposta técnica de edição e gestão, que será avaliada pela FBN.
De acordo com as normas em vigor, todas as publicações que utilizarem o nome da instituição deverão ter, obrigatoriamente, um Conselho Editorial, a ser nomeado pela FBN. A íntegra da nota da fundação pode ser lida aqui.
Leia abaixo a carta entregue pelo conselho à Fundação Biblioteca Nacional:
“AOS LEITORES, AMIGOS E FINANCIADORES DA REVISTA DE HISTÓRIA DA BIBLIOTECA NACIONAL.
Há algum tempo, o Conselho Editorial da RHBN está em conflito com a presidência da Sociedade de Amigos da Biblioteca Nacional (Sabin). A Revista foi ideada pela Biblioteca, cujo presidente, à época de sua criação, nomeou o Conselho e o editor. À Sabin coube sempre a tarefa de administrar os recursos da Revista e de produzi-la. No entanto, seu presidente arrogou-se o direito de demitir e contratar o editor e de vetar nomes para o Conselho. De administradora, a Sabin tornou-se a proprietária e controladora da Revista. O Conselho não aceita esta subordinação que lhe tira a autonomia necessária para dirigir uma Revista séria e de qualidade. Os esforços do presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Dr. Galeno Amorim, no sentido de encontrar uma solução, resguardando ao mesmo tempo o papel da BN na escolha dos conselheiros e a prerrogativa do Conselho de escolher o editor, chocaram-se sistematicamente com a intransigência do presidente da Sabin. Diante do impasse, e recusando abrir mão de sua independência, os membros do Conselho, abaixo assinados, decidiram por unanimidade entregar ao Dr. Galeno Amorim seu pedido de demissão. É com pesar que nos vemos forçados a abandonar um projeto de que muito nos orgulhamos. Por sete anos, sem remuneração, em reuniões mensais com uma redação dedicada, levamos a mais de cem mil leitores a melhor revista de divulgação de História, dirigida por historiadores, jamais feita no Brasil e que nada fica a dever a suas congêneres no exterior. Agradecemos o apoio recebido da presidência da Biblioteca Nacional, de leitores, amigos e financiadores, sobretudo do MEC, do Minc, da Petrobrás e do BNDES.
Alberto da Costa e Silva, membro, ABL
Caio César Boschi, professor titular, PUC-BH
João José Reis, professor titular, UFBA
José Murilo de Carvalho, professor emérito, UFRJ, membro, ABL e ABC
Laura de Melo e Souza, professora titular, USP
Lília Moritz Schwarcz, professora titular, USP
Luciano Figueiredo, professor associado 2, UFF
Marieta de Moraes Ferreira, professora titular, CPDOC-FGV
Ricardo Benzaquen, professor assistente, PUC-RJ
Ronaldo Vainfas, professor titular, UFF”
*Com informações dos sites Estadão.com, Valor Online e Biblioteca Nacional
Fonte: Ministério da Cultura* Entraram no ar, na semana passada, as primeiras atualizações, melhorias e…
As inscrições para bolsistas na 5ª edição do Programa Jovens Criadores, Pesquisadores e Monitores estão abertas até…
A AMBEV está com inscrições abertas para o edital Brasilidades 2025, com o objetivo de…
O Museu da Língua Portuguesa e o Museu do Futebol estão com editais abertos para…
Fonte: Fundação Itaú Divulgada essa semana, a quinta edição da pesquisa Hábitos Culturais, sobre o…
Estão abertas, até 05 de fevereiro, as inscrições em três editais para Pontos de Cultura…