Categories: RESENHAS

Convergências midiáticas

Neste livro Convergências Midiáticas: produção ficcional RBS TV, organizado pelas professoras Elisabeth Bastos Duarte e Maria Lília Dias de Castro, encontramos a fundamentação teórica da convergência entre as mídias e análises das séries da têve que foram ao ar na RBS TV, através do Núcleo de Especiais: Quatro destinos, On Line, Loja da Esquina, As Aventuras da Família Brasil e Guerra e Paz.

O livro analisa o impacto da convergência tecnológica promovida pelos produtos de ficção  e documentário do Núcleo de Especiais da RBS TV e se propõe a discutir como os novos formatos de transmissão modificam a relação com o público, que de mero  telespectador passa a ser também produtor.

Os processos de convergência midiática sempre aconteceram entre as mídias tradicionais, ainda que não envolvessem diretamente questões relativas à sua expressão e aos dispositivos responsáveis por sua veiculação e exibição.
Entretanto, com o desenvolvimento tecnológico, o que hoje se denomina, no âmbito da televisão, de convergência midiática implica a recorrência a diferentes plataformas, ou seja, a um conjunto de dispositivos e suportes tecnológicos advindos de outras mídias, mobilizados para a realização, veiculação e consumo de programas televisuais. Essa convergência tecnológica articula formatos, linguagens e estéticas em diversas telas, abrindo possibilidades para novos modos de interação com os receptores.

Trata-se de uma convergência estratégica que pontua as diferentes plaformas de mídia, expandindo a história. A reflexão que o livro propõe é a utilização das mídias como prioritárias e não como concorrentes. O desafio da cultura da convergência é que o público invista mais tempo na história que está sendo contada nas diferentes plataformas.
Os textos têm a visão das pesquisadoras Elizabeth Bastos Duarte e Maria Lília Dias Castro,  além de Alex Primo, Ada Cristina Machado da Silveira, Adriana  Stürmer. Também  escrevem sobre o tema os roteiristas e realizadores Fabiano de  Souza, Márcio Schoenardie, Claudinho Pereira, Camila Gonzatto, Cristiano  Trein, Katiany Pinho e Gilberto Perin.

Convergências midiáticas – Produção ficcional – RBS
Organizadoras: Elizabeth Bastos Duarte e Maria Lília Dias de Castro
Editora Sulina

Leonardo Brant

Pesquisador cultural e empreendedor criativo. Criador do Cultura e Mercado e fundador do Cemec, é presidente do Instituto Pensarte. Autor dos livros O Poder da Cultura (Peirópolis, 2009) e Mercado Cultural (Escrituras, 2001), entre outros: www.brant.com.br

Share
Published by
Leonardo Brant

Recent Posts

JLeiva lança pesquisa Cultura nas Capitais

A JLeiva Cultura & Esporte lança nesse mês a pesquisa inédita Cultura nas Capitais. O…

4 horas ago

MinC alcançou 100% de transparência ativa em avaliação da CGU

Fonte: Ministério da Cultura* O Ministério da Cultura atingiu 100% de transparência ativa de acordo…

23 horas ago

Ordem do Mérito Cultural recebe indicações até 10 de fevereiro

Até o dia 10 de fevereiro,  a sociedade terá a oportunidade de participar da escolha…

23 horas ago

Salic receberá novas propostas a partir de 06 de fevereiro

O Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic) estará aberto a partir…

1 dia ago

Edital do Sicoob UniCentro Br recebe inscrições até 14 de março

O Instituto Cultural Sicoob UniCentro Br está com inscrições abertas em seu edital de seleção…

5 dias ago

Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura (SC) recebe inscrições até 04 de fevereiro

Estão abertas, até 04 de fevereiro, as inscrições para o Edital Elisabete Anderle de Estímulo…

7 dias ago