Os Correios irão receber, até o dia 14 de abril, inscrições para a seleção de patrocínios da área cultural. Este ano, a empresa destinará R$ 5,36 milhões para o patrocínio dos projetos selecionados

Os interessados terão duas opções de participação no processo seletivo. Uma delas abrange o patrocínio de projetos nos segmentos Artes Cênicas (dança ou teatro), Artes Integradas, Humanidades (obra literária, evento literário ou programa de incentivo à leitura), Audiovisual (mostras e festivais de cinema e vídeo) e Música, com realização em qualquer estado brasileiro.

A outra opção abrange projetos específicos para serem desenvolvidos nos Centros e Espaços Culturais dos Correios em Salvador (BA), Juiz de Fora (MG), Fortaleza (CE) e no Rio de Janeiro (RJ).

Para se inscrever, o interessado deve acessar o Sistema Aberto de Seleção de Patrocínios, na página dos Correios na internet (www.correios.com.br), dentro de “Patrocínios”, na seção “Institucional”. Os editais completos da seleção também podem ser acessados nesse endereço.

Cada proponente pode inscrever apenas um projeto por edital, com realização prevista entre agosto e dezembro de 2008 — no caso dos projetos a serem realizados nos Centros e Espaços Culturais, a realização pode se estender até março de 2009.

Os projetos serão selecionados por uma comissão técnica, de acordo com os seguintes critérios: qualidade, temática, ficha técnica, currículos, visibilidade, relação custo x benefício e interesse estratégico dos Correios.


editor

3Comentários

  • Carlos Henrique Machado, 21 de março de 2008 @ 13:16 Reply

    Queridos amigos do Cultura e Mercado.
    Acho que houve um engano da parte de vocês. Imagino que, pela exigência da “Comissão Técnica” que irá selecionar os candidatos a carregarem o brasão dos Correios, o edital referido trata da escolha de um gerente ou sub-gerente de uma loja de departamento de algum shopping center, não é? Imagino, pelo que li sobre as exigências de contrapartida, tratar-se de algo que caminha a milhões e milhões de léguas distantes de qualquer real benefício para a cultura brasileira. Imagino que sejam privilegiados os projetos que se apresentarão em alguma praça de alimentação de algum aeroporto ou shopping. O perigoso caminho que tudo isso está tomando, parece mesmo não ter fim, a era da cultura do marketing. Coitada da arte brasileira!

  • Regina Moura, 31 de março de 2008 @ 11:46 Reply

    Concordo com o Carlos Henrique, não compreendo como nossos gestores percebem o investimento em cultura.
    São vários os meus questionamentos, mas aqui vou me ater apenas à minha área de atuação, que é produção em dança.
    Não entendo porque acham que a produção de dança tem custo menor que o teatro, se pra começo de conversa o teatro precisa de dimensões muito maiores que o teatro, na maioria das vezes. E o fato de ter sua especificidade começando pelo palco, o valor que pagamos por cessão de teatro é muito maior que espetáculos de teatro.
    Geralmente a equipe tem mais de dez pessoas, como cumprir todas as exigências do edital com sessenta mil? E estar fora do eixo RJ/SP é ainda pior, porque mesmo a maior produção de dança estando concentrada em Minas Gerais, a disponibilização de recurso cai nestes estados.
    Fica dificil até gastar com elaboração de projeto, porque somando todos os custos que temos com tantos editais, talvez desse pra começar uma produção na cidade onde estamos.
    É verdade, o investimento em cultura está aquém do que merecemos.

  • eliane violante striquer, 5 de maio de 2008 @ 22:42 Reply

    Olá!
    Sou profª da rede estadual do paraná e visitando o site da seed, obtive a informação sobre o apoio dos correios à projetos culturais.
    Gostaria de saber se apoiam somente pessoas com “currículun”, pois estamos iniciando um projeto de dança de salão/dança de rua com uma escola de periferia de Londrina e não encontramos ajuda. As crianças estão pagando R$ 3,00 por mês para ajudar o profº que tbém é da comunidade e comprarmos cd.
    Gostaríamos de ter a oportunidade de enviar nosso projeto.
    Obrigada
    Profª Eliane

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *