Nos meses de janeiro e fevereiro, o Cemec promove uma programação completa para a formação do novo profissional do setor cultural. O #VerãoCemec, apresentado por Cultura e Mercado, reúne 12 cursos em uma programação intensiva, com 144 horas, tendo como objetivo encurtar os caminhos do profissional de cultura para a nova realidade de mercado.
Os módulos são complementares, mas podem ser realizados de forma independente. O corpo docente inclui gestores, pesquisadores, profissionais do mercado da cultura e entretenimento e professores de universidades e instituições culturais brasileiras.
Nos dias 11 e 12 de janeiro, Nany Semicek, Minom Pinho, Kluk Neto apresentam a Jornada Projetos Culturais. Serão abordados: elaboração de projetos, fontes de financiamento, marketing e gestão de projetos.
De 13 a 16 de janeiro, a Jornada Lei Rouanet reunirá Minom Pinho, Camila Alves, Felipe de Souza e Aline Akemi, sob coordenação de Leonardo Brant, para falar sobre histórico e funcionamento da Lei, SalicWeb e prestação de contas.
Já nos dias 18 e 19 de janeiro, acontece a Jornada Proac, que além dos itens abordados no curso sobre a lei federal de incentivo à cultura, trará um módulo para discutir os sete anos da lei e o que ela representa no momento político, cultural e econômico atuais, as tendências e oportunidades.
Gestão Cultural será o tema do curso de 20 a 23 de janeiro, com Cláudia Taddei. E nos dias 25 e 26, Leonardo Brant apresenta Mercado Cultural, traçando tendências e oportunidades, planejamento estratégico e modelos de negócios.
Isaira Maria Garcia de Oliveira será responsável pelo curso Produção Cultural, que acontece de 27 a 30 de janeiro. Ela vai apresentar um panorama do entretenimento no Brasil, conceitos de produção e logística, aspectos legais, questões jurídicas, impostos e entidades envolvidas e pós produção.
Já Eliane Costa, ex-gerente de patrocínios da Petrobras, volta com Patrocínio, Marca e Reputação, destinado a profissionais do mundo corporativo que desejam uma compreensão ampliada sobre as potencialidades dessa ferramenta.
Nos dias 8 e 9 de fevereiro, Ana Carla Fonseca traz seu curso Economia Criativa e Cidades Criativas, que tem como objetivos explicar como a criatividade passa a ser entendida como ativo econômico e eixo de desenvolvimento urbano; perceber como a economia criativa pode favorecer a visão de cultura como investimento; ampliar o horizonte de entendimento das transformações em curso em várias cidades e países; e situar o aluno no novo quadro de discusões econômicas, sociais, culturais e geopolíticas globais.
Marketing Cultural será o tema do curso que acontece de 10 a 13 de fevereiro, e Prestação de Contas no dia 22 de fevereiro. Nos dias 15 e 16, Minom Pinho apresenta Fontes de Financiamento e, de 17 a 20, Gui Afif recebe mais uma turma para estudar Captação de Recursos.
Clique aqui para saber mais sobre o #VerãoCemec e consultar os pacotes promocionais para inscrições.
Fonte: Ministério da Cultura* O Ministério da Cultura atingiu 100% de transparência ativa de acordo…
Até o dia 10 de fevereiro, a sociedade terá a oportunidade de participar da escolha…
O Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic) estará aberto a partir…
O Instituto Cultural Sicoob UniCentro Br está com inscrições abertas em seu edital de seleção…
Estão abertas, até 04 de fevereiro, as inscrições para o Edital Elisabete Anderle de Estímulo…
Estão abertas, até 10 de fevereiro, as inscrições para o Edital Prêmio Cidade da Música,…