Em março, Cultura e Mercado apresenta seis novos cursos no Cemec, para quem trabalhar ou quer trabalhar na área cultural: Jornada Projetos Culturais, Inovação em Projetos Culturais, Captação de Recursos (nova turma), Mercado de Artes Visuais, Jornada Lei Rouanet (nova turma) e Editora Musical.
Inovação em Projetos Culturais é o novo curso de André Martinez. O objetivo é preparar gestores e empreendedores para lidar com a complexidade, harmonizando princípios que foram absolutos nas cadeias da Era Industrial – competitividade, produtividade e visão mercadológica – aos novos princípios que caracterizam as redes emergentes da Economia do Conhecimento – colaboração, inovação e visão sócio-sustentável. As aulas acontecem de 14 a 16 de março. Inscrições com desconto até 28 de fevereiro.
Já nos dias 22 e 23, Gui Afif retorna à sala de aula do Cemec para mais uma turma do curso Captação de Recursos. Com uma abordagem prática sobre o negócio cultural, ele auxilia o participante a organizar formas de financiamento, prospecção, argumentação de venda, além de estruturar a comunicação, o projeto comercial e a negociação com clientes e patrocinadores. O objetivo final do curso é habilitar o participante a desenvolver a captação de recursos de seu projeto ou negócio. Inscrições com desconto até 3 de março.
Em parceria com a Associação Brasileira de Arte Contemporânea (Abact), o curso Mercado de Artes Visuais será apresentado por Baixo Ribeiro, curador de arte, especializado em arte pública, arte urbana, novas linguagens artísticas e urbanismo, criador da galeria Choque Cultural. As aulas, que acontecem de 24 a 27 de março, trarão um panorama de como o sistema alcançou o formato que apresenta na atualidade, as estratégias de financiamento para a produção de obras de arte e como se dá o acesso a elas. O objetivo é que os participantes desenvolvam novas abordagens para fomentar o setor da arte contemporânea. Inscrições com desconto até 3 de março.
A Jornada Lei Rouanet acontece nos dias 29 e 30 de março. O objetivo é apresentar o mecanismo como oportunidade de negócios, mostrando sua funcionalidade para produtores e profissionais de cultura a utilizarem da melhor maneira possível, ampliando suas possibilidades de atuação. Para isso serão abordados o histórico da lei (com Minom Pinho), seu funcionamento (com Camila Alves), o sistema SalicWeb (com Felipe G. de Souza) e o fechamento da produção (professor a confirmar). Inscrições com desconto até 12 de março.
De 31 de março a 3 de abril, em nova parceria com a BM&A – Brasil, Música e Artes, e a partir de uma demanda identificada no curso Mercado Internacional da Música, acontece o curso Editora Musical: Oportunidades e Gestão. Direcionado a gestores de pequenas empresas, artistas, produtores, compositores e autores musicais, o curso se propõe a servir como guia seguro para detalhar o desenvolvimento, todas as formas de atuação desse modelo empresarial e sua relevância nos dias de hoje. Não ficarão de fora os exemplos práticos e elucidativos desse sistema de controle, como abrir legalmente uma editora, as experiências de sucesso e identificação de oportunidades no mercado interno e externo. Inscrições com desconto até 10 de março.
Confira a programação completa no site www.redecemec.com.
A JLeiva Cultura & Esporte lança nesse mês a pesquisa inédita Cultura nas Capitais. O…
Fonte: Ministério da Cultura* O Ministério da Cultura atingiu 100% de transparência ativa de acordo…
Até o dia 10 de fevereiro, a sociedade terá a oportunidade de participar da escolha…
O Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic) estará aberto a partir…
O Instituto Cultural Sicoob UniCentro Br está com inscrições abertas em seu edital de seleção…
Estão abertas, até 04 de fevereiro, as inscrições para o Edital Elisabete Anderle de Estímulo…