No mês de agosto, Cultura e Mercado assina mais uma série de cursos no Cemec, em São Paulo, tendo em vista apoiar a profissionalização de quem atua ou pretende atuar no mercado cultural.
Claudia Taddei, fundadora da ComTato, apresenta o novo curso Gestão Sociocriativa, de 4 a 7 de agosto. Ela traz possibilidades metodológicas para gerir projetos, ações e programas na área criativa, facilitando o desenvolvimento de trabalhos em ambientes colaborativos e a sua relação com investidores e público em geral.
Leonardo Brant ensina como levar seu projeto cultural a ser um negócio criativo nos dias 9 e 10, no curso Mercado Cultural. Desafios e perspectivas para o setor; oportunidades e tecnologias; e modelos de relação com os investidores são alguns dos pontos a serem abordados. A proposta é absorver conceitos do mundo de negócios do século XXI para explorar oportunidades e recriar os formatos e modelos. Clique aqui para ver o infográfico.
De 11 a 13 de agosto, o assunto é Prestação de Contas. As advogadas Melissa de Mendonça e Sirlene Ciampi apresentam dicas e ferramentas que facilitam a organização de documentos e informações necessárias à gestão de projetos, abordando aspectos físicos e financeiros, vedações, sanções e limitações, evitando problemas e inconsistências em seu fechamento. Com oficina prática, o curso traz formulários e relatórios, atualizando os alunos sobre as principais atualizações e regulamentações vigentes.
Em uma nova turma do curso Inovação em Projetos Culturais, André Martinez ensina a reinventar práticas e territórios, nos dias 17 e 18 de agosto. O curso busca preparar gestores e empreendedores para lidar com a complexidade, harmonizando princípios que foram absolutos nas cadeias da Era Industrial, competitividade, produtividade e visão mercadológica, aos novos princípios que caracterizam as redes emergentes da Economia do Conhecimento, colaboração, inovação e visão sócio-sustentável.
De 18 a 21 de agosto, Minom Pinho apresenta Fontes de Financiamento, abordando as múltiplas modalidades de financiamento e estudos de viabilidade para empreendimentos culturais e criativos, a partir dos projetos/negócios ou iniciativas trazidas pelos alunos. Patrocínio direto ou incentivado, editais e fundos públicos, investimento social privado, capital semente e investimento-anjo, além de modalidades colaborativas e coempreendedoras (mesh/crowdfunding), venda de serviços e produtos relacionados ao empreendimento, integram as possibilidades apresentadas e experimentadas durante o curso.
Encerrando o mês, em parceria com a BM&A, acontece a segunda edição do curso Mercado Internacional da Música. Um guia de experiências de sucesso e identificação de oportunidades no mercado externo para a música brasileira, com David McLoughlin (BM&A), Flavio Scubi de Abreu (Scubidu Music) e Leandro R. da Silva (Brasil Music Exchange). Entre os assuntos a serem abordados estão: o panorama do mercado internacional de música, os principais festivais e circuitos para internacionalizar a música brasileira, ações de promoção no mercado internacional e planejamento estratégico para a internacionalização.
Inscrições feitas até o dia 31 de julho podem ser pagas em até seis vezes sem juros no cartão de crédito.
Confira a programação completa em www.redecemec.com.
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