A revista eletrônica do setor cultural comemora seus 7 anos de vida com mais interatividade e anuncia mais novidades para o mês de abril
Cultura e Mercado (CeM) estabeleceu-se há 7 anos como o conteúdo mais completo na Internet sobre a atividade cultural brasileira. A revista eletrônica ja havia recebido um novo projeto gráfico e editorial no ano passado, e ganha agora uma série de reformulações que irá tornar o site ainda mais completo.
A atualização que antes era semanal passa a ser diária, com todas as últimas notícias sobre a atividade cultural sendo postadas todos os dias e visualizadas já na primeira página. Com isso, CeM amplia sua posição de referência para a atividade cultural brasileira, unindo em um único portal todas as informações relevantes para essa área.
CeM também já conta com um banco de dados. Digitando palavras-chave, o leitor pode pesquisar todos os textos publicados no site a partir de sua fase de reformulação em 2005 e que tenham o conteúdo do seu interesse. Esse mecanismo pode ser facilmente acessado na parte superior de qualquer página do site.
Outra ferramenta de pesquisa é o arquivo, que amplia a pesquisa de textos, oferecendo buscas por data e seção, além da palavra-chave. O sistema está disponivel em todas as seções, na parte inferior do box laranja.
O leitor também já pode interagir com o CeM, deixando seus comentários a respeito de qualquer texto publicado, que poderão ser visualizados junto com o artigo em questão. É possível imprimir qualquer texto com um simples comando, ou indicá-lo para alguém do seu interesse.
Além dessas novidades que já estão no ar, outras surgirão nos próximos meses.
E o boletim semanal continua sendo enviado, para que o leitor não perca nada do conteúdo disponível nas seções de CeM. Além da atualização diária, Notícias traz duas matérias exclusivas atualizadas semanalmente, de caráter mais analítico e que possibilitam ao leitor ter mais referências para entender o tema abordado.
Perfil traz a cada semana as idéias e os projetos de expoentes da cultura em todo o Brasil. A partir desta semana, essa seção ganha o formato de entrevista (exclusiva para o CeM), tornando-a mais dinâmica.
Tribuna é um espaço democrático para a análise de temas relevantes para o setor cultural. Políticas públicas, economia criativa, identidade cultural, audiovisual, patrimônio histórico e jornalismo cultural são apenas alguns dos diversos temas que vêm sendo abordados nessa seção. Uma equipe de colunistas fixos contribui com suas experientes opiniões. Ana Carla Fonseca Reis, Laís Doria, Lala Deheinzelin, Marcos André Carvalho Lins e PX Silveira estão entre eles, e novos nomes irão se somar nas próximas semanas. Todos eles e mais a contribuição periódica de formadores de opinião em todo o Brasil, em um espaço que também está aberto à participação do leitor.
A revista eletrônica também passa a contar com os importantes apoios da CPFL, da Sabesp e da Nossa Caixa, além do incentivo do Ministério da Cultura, numa demonstração de reconhecimento pelo papel que CeM vem desempenhando para a cultura brasileira.
1Comentário