Os últimos 15 anos marcaram o forte crescimento da arte contemporânea no Brasil e seu reconhecimento no mercado internacional.
Paralelamente, novas galerias e uma feira de arte foram criadas, na década de 2000. Segundo os resultados da Pesquisa Setorial Latitude 2012, iniciativa da ABACT (Associação Brasileira de Arte Contemporânea) em parceria com a Apex-Brasil e coordenada pela Dra. Ana Letícia Fialho, o número de galerias de arte contemporânea criadas entre 2000 e 2010 dobrou em relação à década anterior, inserindo no mercado um maior número de artistas, inclusive jovens. A SP-Arte se tornou a maior feira de arte contemporânea da América Latina, atraindo compradores de outros continentes. Nesse contexto efusivo, a ABACT é fundada em 2007 com objetivos de, promover e fomentar a promoção da arte contemporânea assim como ampliar seu mercado no Brasil e exterior.
Para a ABACT, a cultura – estamos falando aqui precisamente da arte contemporânea – é uma atividade criativa e empreendedora, que para SE TORNAR UM BOM NEGÓCIO, precisa ser organizada, planejada, visando o retorno financeiro.
O que determina o sucesso de um projeto vai além do mérito e do valor cultural agregado. É essencial ter em mente as oportunidades do mercado e a potencialidade do projeto. Além do planejamento adequado do projeto inscrito em leis de incentivo, há as expectativas das empresas patrocinadoras que muitas vezes enxergam o patrocínio como uma ferramenta de marketing, de estratégia para seus negócios; há os parceiros e colaboradores que trabalham, na maioria das vezes, numa dinâmica transversal; o público de interesse do projeto, diferente do público de interesse do patrocinador.
No caso da arte contemporânea, a Lei Rouanet e as leis municipais (em São Paulo, o PROAC) são as principais leis de incentivo que permitem a viabilização de projetos. No entanto, as empresas não devem tratar os investimentos permitidos pelas leis de incentivo como ação de marketing, patrocinando ações isoladas e/ou pontuais, que geralmente se esgotam em si mesmas. Para que esses investimentos se desdobrem em “um bom e duradouro negócio”, devem ser compreendidos pelas empresas como algo essencial para a vida empresarial, uma forma de retornar à sociedade a atenção recebida fazendo com que as comunidades onde estão inseridas as percebam de forma positiva, o que alguns apelidam de cidadania corporativa. Investir em capacitação, reflexão, produção e circulação de espetáculos, de obras e exposições ao invés de projetos pontuais são alternativas válidas, pois mobilizam um público mais amplo, incentivando a economia da cultura e promovendo a participação, a inclusão e a democratização.
Vale ressaltar que apesar de reconhecida por sua importância como instrumento de integração, de difusão dos valores de tolerância, de igualdade e de solidariedade para construção de uma identidade `nacional´, a cultura no Brasil ainda hoje enfrenta uma enorme dificuldade de ser reconhecida como um segmento econômico expressivo, seja pelo Governo, pelo meio empresarial e até por parte da sociedade civil. Em alguns países, ela chega a representar 6% do PIB. Portanto, mãos à obra, pois temos ainda muito que fazer para nos transformamos num mercado cultural expressivo e economicamente sustentável.
SOBRE A ABACT
Associação sem fins lucrativos criada em 2007, a ABACT hoje reúne 44 galerias de mercado primário, representando cinco estados brasileiros, diretamente envolvidas no desenvolvimento da carreira de seus artistas. Tem como missão ampliar o intercâmbio cultural, promover ações para profissionalização e desburocratização do mercado e fomentar o diálogo e educação em torno do setor de arte contemporânea no Brasil, valorizando as diferentes etapas de produção e seus responsáveis.
A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo abriu uma…
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou a página Aldir Blanc Patrimônio,…
Estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a Seleção TV Brasil. A iniciativa…
Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o edital edital Transformando Energia em Cultura,…
Na noite de ontem (20), em votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso…
A Fundação Nacional de Artes - Funarte está com inscrições abertas para duas chamadas do…