Nosso modo de pensar, antes linear e repleto de exclusões (economia ou cultura, público ou privado, local ou global) exige agora uma abordagem circular, na qual as partes se complementam e dependem umas das outras para se concretizar. Cultura e economia atuaram de forma entrelaçada, ao longo de séculos. Desde a Revolução Industrial, porém, tornaram-se desvinculadas e até antagônicas. Nos dias de hoje, cultura e economia se reaproximam, sem que uma tome a outra como utilitária; pelo contrário, a soma de ambas indica caminhos novos e promissores para o desenvolvimento socioeconômico e as inovações urbanas. Uma equação na qual todas as partes ganham.
O curso tem a coordenação de Ana Carla Fonseca Reis, Administradora Pública pela FGV; Economista, Mestre com distinção e louvor em Administração de Empresas e Doutoranda em Urbanismo pela USP. Fundadora da empresa “Garimpo de Soluções – economia, cultura e desenvolvimento”, é consultora para empresas públicas e privadas e conferencista internacional em cinco línguas, tendo palestrado em 16 países. Assessora em economia criativa para a ONU (UNCTAD e PNUD), curadora de congressos nacionais e internacionais, autora dos pioneiros “Marketing Cultural e Financiamento da Cultura” (2002) e “Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável” (Prêmio Jabuti 2007 em Economia, Administração e Negócios).
Os interessados poderão se inscrever até o dia 27 de novembro com desconto de 10%. O investimento é de R$ 660,00. Veja abaixo o conteúdo programático completo:
04/12/2010 – sábado
Harmonização de conceitos: economia, cultura, desenvolvimento; relações históricas entre cultura e economia; Produção: a. Agentes produtores e emprego cultural, b.Estudos de impacto econômico, c. Cadeias de valor, d. Números disponíveis; Mercado: a. Concentração e canais alternativos de distribuição, b. Equipamentos culturais, c. Inclusão digital.
11/12/2010 – sábado
Demanda: a. Estudos de hábitos e atitudes, b. Estudos de consumo domiciliar; Economia criativa: a. Conceitos, b. Casos, c. Direitos de propriedade intelectual; Cidades criativas: a. Conceitos, b. Características, c. Casos.
Mais informações: (11) 2389-5708 – atendimento@redecemec.com
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