Categories: AGENDA

Economia da Cultura e Economia Criativa no CEMEC

Nosso modo de pensar, antes linear e repleto de exclusões (economia ou cultura, público ou privado, local ou global) exige agora uma abordagem circular, na qual as partes se complementam e dependem umas das outras para se concretizar. Cultura e economia atuaram de forma entrelaçada, ao longo de séculos. Desde a Revolução Industrial, porém, tornaram-se desvinculadas e até antagônicas. Nos dias de hoje, cultura e economia se reaproximam, sem que uma tome a outra como utilitária; pelo contrário, a soma de ambas indica caminhos novos e promissores para o desenvolvimento socioeconômico e as inovações urbanas. Uma equação na qual todas as partes ganham.

Como a economia pode jogar a favor de nossa pujança cultural? Por que a criatividade tem sido reconhecida como um dos mais importantes ativos econômicos? Como cultura e economia podem ajudar a transformar nossas cidades em locais sustentáveis? Como podemos encontrar oportunidades de negócios que favoreçam a produção cultural? Quais os caminhos para passar de políticas setoriais para políticas integradas de desenvolvimento? Muitas inquietações, inúmeras possibilidades. É a explorá-las que se dedica este curso, mostrando que as soluções para os problemas estruturais da sociedade exigem novos olhares.

O curso tem a coordenação de Ana Carla Fonseca Reis, Administradora Pública pela FGV; Economista, Mestre com distinção e louvor em Administração de Empresas e Doutoranda em Urbanismo pela USP. Fundadora da empresa “Garimpo de Soluções – economia, cultura e desenvolvimento”, é consultora para empresas públicas e privadas e conferencista internacional em cinco línguas, tendo palestrado em 16 países. Assessora em economia criativa para a ONU (UNCTAD e PNUD), curadora de congressos nacionais e internacionais, autora dos pioneiros “Marketing Cultural e Financiamento da Cultura” (2002) e “Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável” (Prêmio Jabuti 2007 em Economia, Administração e Negócios).

Os interessados poderão se inscrever até o dia 27 de novembro com desconto de 10%. O investimento é de R$ 660,00. Veja abaixo o conteúdo programático completo:

04/12/2010 – sábado

Harmonização de conceitos: economia, cultura, desenvolvimento; relações históricas entre cultura e economia; Produção: a. Agentes produtores e emprego cultural, b.Estudos de impacto econômico, c. Cadeias de valor, d. Números disponíveis; Mercado: a. Concentração e canais alternativos de distribuição, b. Equipamentos culturais, c. Inclusão digital.

11/12/2010 – sábado

Demanda: a. Estudos de hábitos e atitudes, b. Estudos de consumo domiciliar; Economia criativa: a. Conceitos, b. Casos, c. Direitos de propriedade intelectual; Cidades criativas: a. Conceitos, b. Características, c. Casos.

Mais informações: (11) 2389-5708 – atendimento@redecemec.com

Alberto Benfica

Jornalista e colaborador de Cultura e Mercado.

Recent Posts

MinC alcançou 100% de transparência ativa em avaliação da CGU

Fonte: Ministério da Cultura* O Ministério da Cultura atingiu 100% de transparência ativa de acordo…

8 horas ago

Ordem do Mérito Cultural recebe indicações até 10 de fevereiro

Até o dia 10 de fevereiro,  a sociedade terá a oportunidade de participar da escolha…

8 horas ago

Salic receberá novas propostas a partir de 06 de fevereiro

O Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic) estará aberto a partir…

13 horas ago

Edital do Sicoob UniCentro Br recebe inscrições até 14 de março

O Instituto Cultural Sicoob UniCentro Br está com inscrições abertas em seu edital de seleção…

4 dias ago

Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura (SC) recebe inscrições até 04 de fevereiro

Estão abertas, até 04 de fevereiro, as inscrições para o Edital Elisabete Anderle de Estímulo…

6 dias ago

Edital Prêmio Cidade da Música (Salvador) recebe inscrições até 10 de fevereiro

Estão abertas, até 10 de fevereiro, as inscrições para o Edital Prêmio Cidade da Música,…

6 dias ago