Entre os dias 9 e 13 de agosto, o CEMEC – Centro de Estudos de Mídia, Entretenimento e Cultura promoverá em São Paulo o curso MERCADO CULTURAL, com coordenação de Leonardo Brant e participação de alguns dos profissionais mais renomados do setor.
O curso apresenta um panorama do mercado cultural brasileiro atual, explorando caminhos, pesquisas e ferramentas mais relevantes do corpo docente do CEMEC, relacionando temas e introduzindo elementos fundamentais para o bom desenvolvimento do negócio cultural, seja uma empresa, uma ONG ou um projeto.
Com o objetivo de atualizar e capacitar profissionais das mais diversas atividades do campo cultural, o curso Mercado Cultural facilita a interação entre as diversas experiências e o desenvolvimento de uma rede de agentes preparados e dispostos a pensar e atuar com base em novas possibilidades, mais complexas, lúcidas, livres e condizentes com a real situação do humano em seu ambiente cultural.
Programação:
09 de agosto de 2010
Módulo 1 – O poder da cultura | Leonardo Brant – a cultura e a função política da cultura – o mapa do poder da gestão cultural
Módulo 2 – Economia da Cultura | Ana Carla Fonseca Reis – cultura como fator de desenvolvimento – estratégias setoriais
10 de agosto de 2010
Módulo 3 – Fontes de Financiamento | Fábio Cesnik – recursos disponíveis para a atividade cultural – regulação e mercado
Módulo 4 – Política Cultural | Leonardo Brant – o que é, para que serve? – panorama no Brasil e no mundo
11 de agosto de 2010
Módulo 5 – Ferramentas de Gestão | Ronaldo Bianchi – gestão estratégica – administração e negócios
Módulo 6 – Estruturação jurídica e estratégica | Fernando Quintino – a ordem jurídica no campo da cultura – formas de constituir o negócio cultural
12 de agosto de 2010
Módulo 7 – Leis de Incentivo | José Mauricio Fittipaldi – mecanismos de apoio à cultura – funcionamento e gestão de projetos
Módulo 8 – Direito Autoral e Propriedade Intelectual | – a legislação vigente – os novos desafios de sustentabilidade
13 de agosto de 2010
Módulo 9 – Patrocínio Cultural | Leonardo Brant – modelos de investimento cultural – mecenato, marketing cultural e investimento cultural privado
Módulo 10 – Captação de recursos | Guilherme Afif – do projeto à venda – plano estratégico e técnicas de venda
O programa inclui aulas teóricas e discussões de casos, material didático exclusivo, tetos e referências bibliográficas e certificado de conclusão.
Serviço:
Local: AASP – Associação dos de Advogados de São Paulo Rua Alvares Penteado, 151 Centro – São Paulo – SP
Horário: Segunda a sexta, das 8h30 às 18h
Data: 09 a 13 de agosto de 2010
Carga horária: 40 horas
Informações e inscrições: 11 3817-8708 – atendimento@redecemec.com
A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo abriu uma…
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou a página Aldir Blanc Patrimônio,…
Estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a Seleção TV Brasil. A iniciativa…
Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o edital edital Transformando Energia em Cultura,…
Na noite de ontem (20), em votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso…
A Fundação Nacional de Artes - Funarte está com inscrições abertas para duas chamadas do…