A ONG Mais Diferenças promoverá, entre os dias 23 e 25 de agosto, das 18h às 22h, um curso com o filósofo Jorge Larrosa, professor da Universidade de Barcelona (Espanha), conhecido por pensar intensamente sobre a interface filosofia, educação, cinema e literatura.
O evento é voltado para educadores, artistas, filósofos, especialistas e estudiosos das áreas de Arte, Cultura e Inclusão de pessoas com deficiência. Confira o programa completo abaixo.
Programa:
Trata-se de pensar a cultura desde uma ideia geral da transmissão, quer dizer, dessa rara prática humana que consiste em passar algo de um tempo no qual ainda não estávamos para um tempo em que não estaremos mais. Ou, dito de outro modo, em introduzir os novos em um mundo que os precede e que, talvez, os sobreviva e que, de algum modo, somos responsáveis. Para isso, o curso trabalhará com alguns textos e, sobretudo, com alguns filmes.
1 – O tempo da transmissão:
Categorias fundamentais para uma teoria da transmissão: a natalidade, a pluralidade, a brecha do tempo, a continuidade e a descontinuidade, a herança e o dom, o tempo da vida e o tempo do mundo, o viver e o habitar, a hospitalidade.
2 – Para uma fenomenologia da transmissão:
Vir ao mundo
Cenas de transmissão
Cenas de filiação
Agenciamentos
Vir à linguagem
3 – Transmitir sem garantias:
A transmissão sem a segurança da tradição e sem a garantia do futuro.
Bibliografia:
Arendt, Hannah. Entre o passado e o futuro. Perspectiva 2000 (sobretudo, o prefácio e os capítulos “A crise da educação” e “A crise da cultura”).
Larrosa, Jorge. “Dar a palavra. Notas para uma dialógica da transmissão”, em J. Larrosa e C. Skliar (eds), Habitantes de Babel. Políticas e poéticas da diferença. Barcelona. Autêntica 2001.
Larrosa, J. “Carta a los lectores que van a nacer”, em Nexus. Patrimonio, creación y educación. El presente como futuro. Nº 38. Fundació Caixa de Catalunya. Barcelona. Primavera de 2008.
Sloterdijk, P. Venir al mundo, venir al lenguaje. Valencia. Pre-textos 2006 (sobre todo el último capítulo titulado “La promesa del mundo y la literatura universal”).
Filmografía:
Dardenne, L. y J-P. El hijo. 2002.
Erice, V. Alumbramiento. 2001.
Kawase, N. Nacimiento/Maternidad. 2006.
Majmalbaf, S. 11 de septiembre. 2002.
Van der Keuken, J. El niño ciego. 1964.
La lección de lectura. 1973.
El ojo sobre el pozo. 1988.
Amsterdam Global Village. 1996.
Convidado:
Jorge Larrosa é professor de Filosofia da Educação na Universidade de Barcelona, Espanha. É doutor em Pedagogia e realizou estudos de pós-doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Londres, Inglaterra, e no Centro Michel Foucault da Sorbonne em Paris, França. Foi professor convidado em várias universidades europeias e latino-americanas. Dentre suas diversas publicações, destacam-se Linguagem e educação depois de Babel, La experiencia de la lectura e Pedagogia profana.
O curso será reaizado no Teatro do Centro da Terra (Rua Piracuama, 19 – Sumaré). Para mais informações ligue (11) 3881-4610 ou envie um e-mail para cursos@md.org.br
A JLeiva Cultura & Esporte lança nesse mês a pesquisa inédita Cultura nas Capitais. O…
Fonte: Ministério da Cultura* O Ministério da Cultura atingiu 100% de transparência ativa de acordo…
Até o dia 10 de fevereiro, a sociedade terá a oportunidade de participar da escolha…
O Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic) estará aberto a partir…
O Instituto Cultural Sicoob UniCentro Br está com inscrições abertas em seu edital de seleção…
Estão abertas, até 04 de fevereiro, as inscrições para o Edital Elisabete Anderle de Estímulo…
View Comments
é muito bom ter um curso por que assim fica muito mais facil viver tendo um curso assim podemos ter um emprego bom.
valeu pela noticia
tenho acompanhado os cursos ofertados e fico muito feliz por suas realizações e muito frustarada por serem ofertados, em grande parte, no sudeste o que nos impossibilita de participar.
Lilian Alves- Fortaleza-Ce.