O novo curso do CEMEC – Centro de Estudo de Mídia Entretenimento e Cultura aborda as Políticas Culturais. A partir de um panorama conceitual e histórico, o pesquisador Leonardo Brant oferece subsídios técnicos para quem quer planejar e desenvolver uma política de cultura, seja pública ou privada.
“A ideia de cultura, sempre moldada conforme as visões políticas de cada tempo, detém em si as chaves dos sistemas de poder. Chaves que podem abrir portas para a liberdade, para a equidade e para o diálogo. Mas também podem fechá-las, cedendo ao controle, à discriminação e à intolerância”, afirma o coordenador do curso.
O programa tem 4 aulas e tem por objetivo fornecer elementos práticos e teóricos que auxiliam no desenvolvimento de políticas culturais, apresentando parâmetros conceituais e técnicos relacionados ao assunto. Além de fomentar um ambiente democrático de discussão e construção dessas políticas, explorar os cenários nacional e internacional e propor aplicabilidade a esse arsenal de conhecimento ao mercado, Políticas Culturais habilita profissionais a:
:: pensar novas agendas políticas e oportunidades de mercado para lidar com os desafios do mundo contemporâneo.
:: desvendar a cultura como ponto de partida, como meio de construção de uma economia sustentável e como eixo central dos novos paradigmas de desenvolvimento.
:: articular setores governamentais, sociedade e mercado para atuarem em torno dessas potencialidades.
O curso facilita a interação entre as diversas experiências e o desenvolvimento de uma rede de agentes preparados e dispostos a pensar e atuar com base em novas possibilidades, mais complexas, lúcidas, livres e condizentes com a real situação do humano em seu ambiente cultural.
Leonardo Brant
Pesquisador de políticas culturais e presidente da Brant Associados, consultoria estratégica para empreendimentos socioculturais. Criou e edita Cultura e Mercado, o mais influente site de políticas culturais do Brasil. Autor do livro O Poder da Cultura (editora Peirópolis, 2009), entre outros. Conferencista internacional e coordenador de cursos de formação na área cultural, Leonardo fundou o Instituto Pensarte (Brasil) e Divercult (Espanha). Documentarista e diretor de Ctrl-V :: VideoControl sobre a indústria e as políticas para o audiovisual
Programa
1 – O Poder da cultura
Dia 19/06 das 9h às 13h
– Origens e evolução da “cultura”
– Cultura no processo civilizatório
2 – Política cultural
Dia 19/06 das 14h às 17h
– O que é? Para que serve?
– Áreas de abrangência e modelos de atuação
3 – Globalização e culturas locais
Dia 03/07 das 9h às 13h
– Da exceção à diversidade cultural
– Cultura na arena global
4 – Políticas culturais no Brasil
Dia 03/07 das 14h às 17h
– História das políticas culturais no Brasil
– Do império a Lula
Informações e inscrições 11-3817-8708
atendimento@redecemec.com
A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo abriu uma…
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou a página Aldir Blanc Patrimônio,…
Estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a Seleção TV Brasil. A iniciativa…
Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o edital edital Transformando Energia em Cultura,…
Na noite de ontem (20), em votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso…
A Fundação Nacional de Artes - Funarte está com inscrições abertas para duas chamadas do…