Curso adicionado ao carrinho com sucesso!X
E-mail cadastrado com sucesso!X
Créditos promocionais obtidos com sucesso!
X
Inscreva-se

Cultura e ESG

.

18 de jan. a 17 de fev./2022
terças e quintas, 19h às 21h
R$ 1500,00

Apresentação

CURSO 100% ONLINE EM TEMPO REAL, REALIZADO EM PARCERIA COM A TATU CULT - CONSULTORIA E INCUBADORA EM INOVAÇÃO CULTURAL



O curso Cultura e ESG é uma introdução para o setor cultural sobre a agenda corporativa de responsabilidade ambiental (E, de “environment”), social (S) e de governança (G), trazendo conceitos básicos para colocar seu projeto ou organização na rota dos investimentos em ESG.


Com a contribuição de especialistas do setor cultural e corporativo, o curso auxilia gestores e empreendedores a investigarem os impactos de suas iniciativas e a se estruturarem conforme as boas práticas de investimento corporativo, difundindo o protagonismo da cultura no enfrentamento aos desafios socioambientais e na transformação da sociedade.

Programa

Módulo 1: Introdução ao ESG 

  • Pegando o ritmo ESG: Introdução ao conceito ESG, ao histórico das agendas de impacto global 
  • Cultura e ESG: Como o setor cultural dialoga com esses temas 

           [+] Conteúdos extras/material de apoio/bibliografia



Módulo 2: A cultura e seus vínculos ambientais, sociais e de governança corporativa 

  • Cultura e o impacto ambiental (E) 
  • Transformação cultural para impacto social (S) 
  • Diversidade, equidade e inclusão (S)  
  • Boas práticas de governança (G): reputação 
  • Boas práticas de governança (G): construção de indicadores para o setor cultural 
  • Boas práticas de governança (G): marketing corporativo e investimentos em cultura

           [+] Conteúdos extras/material de apoio/bibliografia



Módulo 3: ESG como ferramenta de mobilização de recursos 

  • Oportunidades em ESG para mobilização de recursos ao setor cultural  
           [+] Conteúdos extras/material de apoio/bibliografia


Módulo 4: Conclusão prática 

  • Fechamento com apresentação de cases 

Serviço

Formas de pagamento:

 

  • PAGAMENTO PARCELADO NO CARTÃO DE CRÉDITO EM ATÉ 3X SEM JUROS
  • 10% DE DESCONTO NO PAGAMENTO À VISTA (para obter o desconto, envie um e-mail para: [email protected])
  • CONSULTE NOSSO ATENDIMENTO PARA DESCONTOS EM PACOTES DE 2 CURSOS OU MAIS

 

 

Vagas limitadas!

 

  •  Os participantes recebem certificado de conclusão (digital)

 

O Cultura e Mercado reserva-se o direito de alterar as datas, horários ou cancelar o curso.

Especialistas

Juliane Sousa

Uma amazônida paranhense. Isso mesmo, porque, na barriga da mãe, ela saiu de um quilombo no Maranhão só pra nascer no Pará. O trajeto foi de barco, durante as águas de março, então, ela só podia ser de peixes, com ascendente em aquário. Formada em Letras pela Universidade Federal de São Paulo, ela é produtora cultural, ativista ambiental, jornalista, apresentadora de rádio e televisão, roteirista, e coordenadora de comunicação do MNB (Mulheres Negras na Biblioteca).

Dani Ribas

Dani Ribas é diretora da Sonar Cultural Consultoria. É Doutora em Sociologia pela UNICAMP, e a partir de sua tese criou o método ID_MUSIQUE, que analisa e incorpora o comportamento do público às estratégias criativas e de negócios de artistas da música. Foi consultora da UNESCO e do Mercosul Cultural, foi pesquisadora do CPF-SESC SP, foi diretora do DATA SIM e fez pesquisa em Economia Criativa para o IPEA. Integra a Rede SateliteLAT de Mulheres na Indústria da Música Latino-americana. É professora de Music Business no Music Rio Academy, OnStage Lab, FESP SP, Música & Negócios PUC-Rio e de Gestão Cultural na UNICAMP. É consultora em planejamento e gestão de carreira na música, com base em análise de dados e tendências de comportamento de público.

Monique Cerchiari

Monique Cerchiari é bacharel em Artes Visuais pela Unicamp, pós graduada em Gestão Cultural pelo CELACC-USP e CPF-SESC e Gestão por Processos pela FIAP. Foi produtora executiva no setor musical e se especializou em projetos culturais e leis de incentivo fiscal para instituições culturais.

Atuou como Produtora Executiva da Visarte Produtora Jr., foi Sócia e Produtora Executiva da Quindim Produções Culturais e, em 2020 concluiu um trabalho de quatro anos à frente da área de projetos culturais do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Atualmente é Sócia e Diretora de Projetos da Tatu Cult, uma consultoria e incubadora para o fortalecimento do setor através de iniciativas de impacto sociocultural.

Dedica sua trajetória profissional e acadêmica para o desenvolvimento sustentável e estruturado do setor cultural e desde 2020 se especializa nas agendas de sustentabilidade - Agenda 2030 e ESG - como meio de mobilização de recursos para a cultura.

Daniele Torres

Daniele Torres é carioca, museóloga, com pós em: História da Arte, Gestão da Cultura e Comunicação Empresarial. Atuou em diferentes empresas como produtora e gestora de espaços culturais, bem como em organizações sociais. Foi coordenadora de projetos culturais da Fundação CSN e gestora de patrocínios da VALE. Integrou o Conselho Municipal de Cultura em Volta Redonda. Prestou serviços para Prefeituras como as de Búzios e Volta Redonda. Foi consultora das ONGs Instituto Rio (RJ) e RENCTAS (DF). De 2012 a 2015 foi gestora responsável pela captação de recursos do Instituto Brasileiro de Gestão Cultural e do Instituto Brasil Leitor. É sócia da Companhia da Cultura desde 2004 e do Cultura e Mercado desde 2016. Foi diretora estatutária do Instituto AES no biênio 2016-2018. Membro do Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais e da Associação Brasileira de Captação de Recursos. É Conselheira Consultiva da Comissão de Direito das Artes da OAB-SP.

Karla de Melo

Karla de Melo é relações públicas com especialização em Gestão para Sustentabilidade - Dom Cabral (MG) e vivenciou recentemente uma imersão de negócios e inovação no Vale do Silício pela StartSe University. Atualmente é palestrante, instrutora de cursos de especialização e in company; consultora-associada de gestão da reputação, comunicação e sustentabilidade (ESG). Sócia e investidora-anjo da empresa SimplificaCI. Em 2020, foi considerada TOP 10 entre os profissionais de Comunicação Corporativa no Serviço Público pela Mega Brasil.

Sassá Tupinambá

Sassá Tupinambá é militante do Tribunal Popular, co-fundador da TV Tamuya, co-fundador do Núcleo de Estudos Autônomos das Racionalidades Médicas dos Povos Originários e Tradicionais (NEARMePOT), membro da Comissão de Articulação dos Povos Indígenas de São Paulo (CAPISP), educador popular, professor em cursinhos populares pré-vestibulares, produtor cultural e radioamador.

Jacó Oliveira

Baiano de Vitória da Conquista e product owner, Jacó Oliveira tem 15 anos de experiência no setor têxtil do Brasil e 8 anos de engajamento com estratégias para diversidade, equidade e inclusão tanto na indústria quanto no setor cultural.

Formado em administração, pós-graduado em gestão de negócios com ênfase em marketing pela ESPM e especialista em gestão da diversidade pela PUC-SP, atualmente é membro e um dos fundadores do comitê de diversidade no Grupo Malwee, tendo participado da construção do plano ESG 2030 da companhia apresentado na COP26 em Gasglow. Enquanto líder de diversidade, equidade e inclusão, destaca ainda seu envolvimento em iniciativas como o app Projeto Afro Além da Tela, o Fórum poder política e agenda preta, além de apoiar estrategicamente as comunidades indígenas Kariri e Tabajara na Paraíba.

Com essa bagagem, Jacó tem a missão de conduzir os profissionais do futuro para reflexões estruturais que considerem a diversidade, equidade e inclusão no contexto de digitalização e de cobrança da sociedade civil por iniciativas práticas de impacto social, ambiental e com governança corporativa.

Paula Fortes

Paula Fortes é comunicadora, graduada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda (CEUT, 2009), pós-graduada em Comportamento de Consumo (MBA ESALQ/USP2019). Gestão Cultural (Centro de Pesquisa e Formação - Sesc SP, 2018) e Marketing (CESVALE, 2011). Atua há mais de 10 anos com comunicação e seus diferentes canais, apoiando projetos de Responsabilidade Social, Cultura e Diversidade&Inclusão pelas empresas que integrou, sendo responsável pela avaliação e condução de projetos.

Depoimentos

É preciso estar logado para deixar um depoimento sobre o curso

Categoria: inovação
Versão para impressãoEnviar para um amigo
Enviar para um amigo o curso "Cultura e ESG"
De:

Para:

Compartilhar
Tenho interesse neste curso

Como Funciona:

Preencha os dados acima registrando seu interesse no curso.

Para propostas In Company envie um email para:

[email protected]
Notícias
Parceiros