CURSO 100% ONLINE EM TEMPO REAL
12 HORAS DE DURAÇÃO
Todos nós já tivemos uma ideia de um projeto incrível, imperdível, sensacional, e isso é ótimo! Mas, como saber, então, se essa ideia pode mesmo se transformar em um projeto potente? E, mais: por onde começar a concretização dessa ideia? A resposta é: pelo planejamento!
Neste curso nos debruçaremos na construção da estratégia de execução do seu projeto. Falaremos sobre a produção no contexto cultural brasileiro, identificando essa figura do PRODUTOR, atribuindo-lhe sua faceta estrategista, caminhando com ele pelas etapas de desenvolvimento, execução e gestão de seus projetos culturais. Te convidamos a passar pelas definições de projeto, produção, produtor, pelas etapas de organização, planejamento e administração, pelas ferramentas de gestão e ainda contemplar questões fundamentais de acessibilidade e sustentabilidade nos projetos e eventos culturais, compreendendo sua função social.
Traremos também um olhar específico para as rotinas e práticas de produção de três áreas culturais: as artes cênicas, as artes visuais e a música, compreendendo as dinâmicas internas de cada mercado.
Ao final, esperamos que você possa tirar o seu projeto da cabeça e/ou da gaveta. Este curso é direcionado para produtores culturais em formação ou já formados e atuantes no mercado que buscam ampliar seu conhecimento e expertise. É lugar de troca e, portanto, toda experiência é bem-vinda.
Aula 1: De onde falamos? - com Marcela Amaral
Entendendo o cenário cultural e a posição do produtor
Aula 2: A construção da estratégia - com Marcela Amaral
Planejamento, viabilidade e riscos
Aula 3: Etapas de produção e gestão - com Alice Coutinho e Marcela Amaral
A visão ampla da coisa. A importância dos fluxos e controles de gestão
Aula 4: Detalhes fundamentais - com Alice Coutinho
Aspectos jurídicos, sustentabilidade e acessibilidade para projetos culturais
Aula 5: As especificidades das áreas
Compreendendo as dinâmicas e rotinas de produção de diferentes áreas e mercados culturais:
OBS.: VOCÊ DEVERÁ INFORMAR, QUANDO SUA INSCRIÇÃO FOR CONFIRMADA, QUAL (OU QUAIS) SEGMENTO ESCOLHEU PARA A AULA 5
Aula 6: Na prática - com Alice Coutinho
Exercícios coletivos de planejamento
Formas de pagamento:
Vagas limitadas: Máximo de 20 alunos por turma.
O Cultura e Mercado reserva-se o direito de alterar as datas, horários ou cancelar o curso.
Produtora, gestora cultural e pesquisadora, é professora na pós graduação de Gestão, Política e Produção Cultural da Unicamp. Doutoranda em Sociologia da cultura pela UNIFESP, é mestre pela mesma universidade, tem pós graduação em Gestão de Projetos Culturais pela Escola de Comunicação e Artes - USP e graduação em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista, UNESP. Iniciou seu trabalho com Produção Cultural em 2005, quando criou a Bendita Produções, que já assinou a produção executiva de músicos do cenário independente de São Paulo e Rio de Janeiro. De 2008 a 2009 trabalhou na produtora Barracão Cultural, responsável pela produção e elaboração de projetos de espetáculos musicais e teatrais. Fundou e editou o site de programação cultural Uia Diário e seu programa de rádio de 2007 a 2017. De 2011 a 2019 foi sócia e diretora executiva do Cultura e Mercado, escola e produtora de conteúdo sobre gestão cultural. De 2015 a 2018 foi professora no curso de Produção Cultural da FMU, e de 2018 a 2020 nos cursos de pós graduação em Gestão Cultural e Arte-Educação do Senac SP. É também compositora, e tem letras suas gravadas por músicos como Elza Soares, Lia de Itamaracá, Juçara Marçal, Romulo Fróes, entre outros.
É gestora cultural formada em Artes Plásticas pela FAAP e em História pela PUC, com especialização em Gestão de Bens Culturais pela FGV-SP. Atua no mercado de produção e gestão cultural desde 2001. Trabalhou em importantes galerias como Nara Roesler e Galeria Millan, escritórios de produção como Arte 3 e instituições de destaque do circuito de São Paulo como MIS, Paço das Artes e Fundação Bienal. Como autônoma, esteve envolvida em grandes eventos como a 27ª e 29ª Bienal de São Paulo, II Fórum Internacional de Bienais, Fórum de Galerias e outros eventos culturais em diferentes localidades no Brasil e fora dele. Em seu percurso profissional, procurou mesclar experiências profissionais como autônoma e em cargos fixos, coordenando e participando de equipes; buscou empreender de forma individual e coletiva. Nos últimos três anos, esteve à frente do núcleo de Planejamento e Operação da Fundação Bienal de São Paulo e hoje é diretora de operações na Casa do Povo.
Larissa é Bacharel em Artes Cênicas (UNICAMP - Brasil) e em 2013 terminou sua especialização em Gestão Cultural e Políticas Culturais (Goldsmiths College – University of London).
Teve diferentes experiências em produção, que incluem trabalhos com Les Commediens Tropicales em 2007, Boa Companhia de 2007 a 2009 e Grupo Matula Teatro de 2009 a 2010, além de trabalhos com produção de eventos corporativos.
Desde 2013 a frente da Sorella Produções Artísticas atua em diferentes frentes como produtora executiva, gerente de projetos culturais e sociais, e coordenação de programas e festivais de teatro, como XV Festival do Teatro Brasileiro - Cena Paranaense, e XVI Festival do Teatro Brasileiro - Cena Baiana, idealizados e realizados por Alecrim Produções Artísticas.
Nestas áreas trabalhou com o Grupo Barracão Teatro de Campinas, Alecrim Produções Artísticas e Instituto Bem Cultural do DF, Bons Ventos Produtora de Campinas, Zózima Trupe e Labor Educacional. Desde 2017 é captadora de recursos para o Centro Cultural Aliança Francesa de São Paulo, e desde 2018 trabalha com o PROMAC - Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais da cidade de São Paulo.
É sócia do Cultura e Mercado desde janeiro de 2021.
É preciso estar logado para deixar um depoimento sobre o curso