CURSO 100% ONLINE EM TEMPO REAL
A cultura brasileira é pulsante. Para todos os lugares para que se olha, ela está lá. Quanta riqueza. Temos, para além das ruas, casas de shows, teatros, galerias, espaços culturais, coletivos, galpões, em diversos formatos e tamanhos. Em tempos de pandemia, fez-se necessário o uso da criatividade para oferecer também conteúdos online. E as manifestações artísticas continuam por todos os lados. Essa cultura viva, para se ?apresentar democrática e acessível, disponível e visível - portanto transformadora - precisa de profissionais qualificados para trabalhar em/por/com/sobre ela.
O momento é peculiar. O mercado cultural, mais do que nunca, precisa se fazer presente para fazer-se visível e reconhecível. A cultura só vai reconquistar o espaço que merece, se profissionais qualificados estiverem à frente dos projetos.
Quem é o produtor? Este curso não é um curso de elaboração e formatação de projetos. É um curso que busca apresentar esse produtor cultural, localizá-lo nesse mercado, atribuir-lhe sua faceta estrategista e dar-lhe, enfim, sua dimensão social.
Ao longo dos encontros serão abordados aspectos que compõe o cenário em que o produtor atua e os elementos necessários para o desenvolvimento diário de projetos, incluindo estudos de viabilidade e a percepção de sustentabilidade.
Este curso é direcionado para produtores culturais em formação ou já formados e atuantes no mercado que buscam ampliar seu conhecimento e expertise. É lugar de troca e portanto, toda experiência é bem vinda.
ENCONTRO 1 - De onde falamos?
Entendendo o cenário cultural e a posição do produtor
ENCONTRO 2 - A construção da estratégia
Planejamento, viabilidade e riscos
ENCONTRO 3 - Etapas de produção
A visão ampla da coisa
Bibliografia indicada:
ANJOS, Moacir dos. Local/global: arte em trânsito. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005
BOLAÑO, Cesar; GOLIN, Cida; BRITTOS, Valério (ORG). Economia da arte e da cultura. São Paulo: Itaú Cultural; São Leopoldo: Cepos/Unisinos; Porto Alegre: PPGCOM/UFRGS; São Cristovão: Obscom/UFS, 2010
BOTELHO, Isaura. Dimensões da cultura: políticas culturais e seus desafios. São Paulo: Edições SESC, 2016
BRANDT, Leonardo. O poder da cultura. São Paulo: Peirópolis, 2009
CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008
CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999
CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005
CEREZUELA, David Rosselló. Planejamento e avaliação de projetos culturais: da ideia à ação. São Paulo: Edições SESC, 2015
CERTEAU, Michel de. A Cultura no Plural. São Paulo: Papirus, 1995
HOLLANDA, Sergio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995
HOWKINS, John. The creative economy: how people make Money from ideas. Penguin Books, 2001
MOULIN, Raymonde. O mercado da arte: mundialização e novas tecnologias. Porto Alegre: Zouk, 2007
O’DOHERY, Brian. No interior do cubo branco: a ideologia do espaço da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2002
OLIVIERI, Cristiane; NATALE, Edson. Guia Brasileiro de Produção Cultural: ações que transformam a cidade. São Paulo: Edições SESC, 2016
REIS, Ana Carla; MARCO, Kátia de (ORG). Economia da cultura: ideias e vivências. Rio de Janeiro: Publit, 2009
REIS, Ana Carla F. Marketing cultural e financiamento da cultura. Ed. Thomson Pioneira, 2002
RUSKIN, John. A economia política da arte. Rio de Janeiro: Record, 2004
THIRY-CHERQUES, Hermano. Projetos culturais: técnicas de modelagem. 2a ed. rev. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008
TOLILA, Paul. Cultura e economia: problemas, hipóteses, pistas. São Paulo: Iluminuras: Itaú Cultural, 2007
VALIATI, Leandro; FIALHO, Ana Letícia do Nascimento (ORG). Atlas econômico da cultura brasileira: metodologia I. Porto Alegre: Editora da UFRGS/CEGOV, 2017
_____________. Atlas econômico da cultura brasileira: metodologia II. Porto Alegre: Editora da UFRGS/CEGOV, 2017
VELHO, Gilberto. “Observando o familiar”. In ______________. Individualismo e cultura: notas para uma antropologia da sociedade contemporânea. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1980
Links de interesse:
http://www.cult.ufba.br/wordpress/
http://www.cult.ufba.br/arquivos/bibliografias_politicasculturais_brasil_01maio06.pdf
http://www.revistadehistoria.com.br/secao/conteudo-complementar/politicas-culturais
https://www.itaucultural.org.br/secoes/observatorio-itau-cultural/revista-observatorio
https://www.projectbuilder.com.br/blog/
Formas de pagamento:
Vagas limitadas: Máximo de 12 alunos por turma.
O Cultura e Mercado reserva-se o direito de alterar as datas, horários ou cancelar o curso.
CONTATOS:
Marcela Amaral é formada em Artes Plásticas pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado, São Paulo) e em História pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Cursou um MBA em Gestão de Bens Culturais na Fundação Getúlio Vargas. Atua na área de produção cultural desde 2001. Trabalhou em importantes galerias paulistanas como Millan e Nara Roesler e também em escritórios de produção cultural como Arte3. Como autônoma, atuou em grandes eventos como a 27a e 29a Bienal Internacional de São Paulo; I Bienal do Fim do Mundo em Ushuaia, Argentina, entre outras importantes mostras. Foi produtora executiva no ICCo (Instituto de Cultura Contemporânea, São Paulo) onde coordenou a produção do World Biennial Forum, ocorrido em São Paulo em 2014, entre outras atividades. Hoje, responde pelo setor de planejamento e operação da Fundação Bienal de São Paulo.
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