Curso adicionado ao carrinho com sucesso!X
E-mail cadastrado com sucesso!X
Créditos promocionais obtidos com sucesso!
X
Inscreva-se

Produção de A a Z

Planejamento e execução

07 a 16 de março
segunda a quarta, 19h às 21h
R$ 576,00

Apresentação

CURSO 100% ONLINE EM TEMPO REAL

 

Todos nós já tivemos uma ideia de um projeto incrível, imperdível, sensacional, e isso é ótimo! Mas, como saber, então, se essa ideia pode mesmo se transformar em um projeto potente? E, mais: por onde começar a concretização dessa ideia?

 

Neste curso nos debruçaremos na construção da estratégia de execução do seu projeto. Falaremos sobre a produção no contexto cultural brasileiro, identificando essa figura do PRODUTOR, atribuindo-lhe sua faceta estrategista, caminhando com ele pelas etapas de desenvolvimento e execução de seus projetos culturais. Te convidamos a passar pelas definições de projeto, produção, produtor, pelas etapas de organização e planejamento, pelo orçamento, cronograma e outras ferramentas de gestão e ainda contemplar questões fundamentais de acessibilidade e sustentabilidade nos projetos e eventos culturais, compreendendo sua função social.

 

Ao final, esperamos que você possa tirar o seu projeto da cabeça e/ou da gaveta. Este curso é direcionado para produtores culturais em formação ou já formados e atuantes no mercado que buscam ampliar seu conhecimento e expertise. É lugar de troca e, portanto, toda experiência é bem-vinda.

Programa

Aula 1 - De onde falamos?
Entendendo o cenário cultural e a posição do produtor


Aula 2 - A construção da estratégia
Planejamento, viabilidade e riscos


Aula 3 - Etapas de produção
A visão ampla da coisa


Aula 4 – Detalhes fundamentais
Aspectos jurídicos, sustentabilidade e acessibilidade


Aula 5 – A gestão do projeto
Logística, equipe e ferramentas de gestão


Aula 6 – Na prática
Exercícios coletivos de planejamento

 

 

Bibliografia indicada:


ANJOS, Moacir dos. Local/global: arte em trânsito. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005


AVELAR, Romulo. O Avesso da cena. Belo Horizonte: Ravel Cultural, 2014.


BOLAÑO, Cesar; GOLIN, Cida; BRITTOS, Valério (ORG). Economia da arte e da cultura. São Paulo: Itaú Cultural; São Leopoldo: Cepos/Unisinos; Porto Alegre: PPGCOM/UFRGS; São Cristovão: Obscom/UFS, 2010


BOTELHO, Isaura. Dimensões da cultura: políticas culturais e seus desafios. São Paulo: Edições SESC, 2016


BRANT, Leonardo. O poder da cultura. São Paulo: Peirópolis, 2009


CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008
CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999


CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005


CEREZUELA, David Rosselló. Planejamento e avaliação de projetos culturais: da ideia à ação. São Paulo: Edições SESC, 2015


CERTEAU, Michel de. A Cultura no Plural. São Paulo: Papirus, 1995


HOLLANDA, Sergio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995


HÖLZL, Isabel; CASTRO, Jonaya; SOBRAL, Laura; VICINI, Lorena. Inspirador: dá para fazer produção cultural de outro jeito. E-book. São Paulo: Instituo Goethe, 2015. Disponível em: <https://www.goethe.de/ins/br/pt/kul/sup/nsp.html>. Acesso em 02/10/20.


HOWKINS, John. The creative economy: how people make Money from ideas. Penguin Books, 2001


MOULIN, Raymonde. O mercado da arte: mundialização e novas tecnologias. Porto Alegre: Zouk, 2007


O’DOHERY, Brian. No interior do cubo branco: a ideologia do espaço da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2002


OLIVIERI, Cristiane; NATALE, Edson. Guia Brasileiro de Produção Cultural: ações que transformam a cidade. São Paulo: Edições SESC, 2016


REIS, Ana Carla; MARCO, Kátia de (ORG). Economia da cultura: ideias e vivências. Rio de Janeiro: Publit, 2009


REIS, Ana Carla F. Marketing cultural e financiamento da cultura. Ed. Thomson Pioneira, 2002


RUSKIN, John. A economia política da arte. Rio de Janeiro: Record, 2004


THIRY-CHERQUES, Hermano. Projetos culturais: técnicas de modelagem. 2a ed. rev. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008


TOLILA, Paul. Cultura e economia: problemas, hipóteses, pistas. São Paulo: Iluminuras: Itaú Cultural, 2007


VALIATI, Leandro; FIALHO, Ana Letícia do Nascimento (ORG). Atlas econômico da cultura brasileira: metodologia I. Porto Alegre: Editora da UFRGS/CEGOV, 2017


_____________. Atlas econômico da cultura brasileira: metodologia II. Porto Alegre: Editora da UFRGS/CEGOV, 2017


VELHO, Gilberto. “Observando o familiar”. In ______________. Individualismo e cultura: notas para uma antropologia da sociedade contemporânea. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1980


ZITTA, Carmem. Organização de eventos: da ideia à realidade. Brasília: Editora Senac, 2014.

 

 

Links de interesse:


http://www.dagaveta.com.br


https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-produtora-cultural,b2b87a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD#apresentacao-de-negocio


http://www.cult.ufba.br/wordpress/


http://www.cult.ufba.br/arquivos/bibliografias_politicasculturais_brasil_01maio06.pdf


http://www.revistadehistoria.com.br/secao/conteudo-complementar/politicas-culturais


https://www.itaucultural.org.br/secoes/observatorio-itau-cultural/revista-observatorio


http://observatoriodadiversidade.org.br/site/


https://www.projectbuilder.com.br/blog/

Serviço

Formas de pagamento:

 

  • PAGAMENTO PARCELADO NO CARTÃO DE CRÉDITO EM ATÉ 3X SEM JUROS
  • 10% DE DESCONTO NO PAGAMENTO À VISTA (para obter o desconto, envie um e-mail para: [email protected])
  • CONSULTE NOSSO ATENDIMENTO PARA DESCONTOS EM PACOTES DE 2 CURSOS OU MAIS

 

 

Vagas limitadas: Máximo de 12 alunos por turma.

 

  •  Os participantes recebem certificado de conclusão (digital)

 

O Cultura e Mercado reserva-se o direito de alterar as datas, horários ou cancelar o curso.

Especialistas

Alice Coutinho

Produtora, gestora cultural e pesquisadora, é professora na pós graduação de Gestão, Política e Produção Cultural da Unicamp. Doutoranda em Sociologia da cultura pela UNIFESP, é mestre pela mesma universidade, tem pós graduação em Gestão de Projetos Culturais pela Escola de Comunicação e Artes - USP e graduação em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista, UNESP. Iniciou seu trabalho com Produção Cultural em 2005, quando criou a Bendita Produções, que já assinou a produção executiva de músicos do cenário independente de São Paulo e Rio de Janeiro. De 2008 a 2009 trabalhou na produtora Barracão Cultural, responsável pela produção e elaboração de projetos de espetáculos musicais e teatrais. Fundou e editou o site de programação cultural Uia Diário e seu programa de rádio de 2007 a 2017. De 2011 a 2019 foi sócia e diretora executiva do Cultura e Mercado, escola e produtora de conteúdo sobre gestão cultural. De 2015 a 2018 foi professora no curso de Produção Cultural da FMU, e de 2018 a 2020 nos cursos de pós graduação em Gestão Cultural e Arte-Educação do Senac SP. É também compositora, e tem letras suas gravadas por músicos como Elza Soares, Lia de Itamaracá, Juçara Marçal, Romulo Fróes, entre outros.

Marcela Amaral

É gestora cultural formada em Artes Plásticas pela FAAP e em História pela PUC, com especialização em Gestão de Bens Culturais pela FGV-SP. Atua no mercado de produção e gestão cultural desde 2001. Trabalhou em importantes galerias como Nara Roesler e Galeria Millan, escritórios de produção como Arte 3 e instituições de destaque do circuito de São Paulo como MIS, Paço das Artes e Fundação Bienal. Como autônoma, esteve envolvida em grandes eventos como a 27ª e 29ª Bienal de São Paulo, II Fórum Internacional de Bienais, Fórum de Galerias e outros eventos culturais em diferentes localidades no Brasil e fora dele. Em seu percurso profissional, procurou mesclar experiências profissionais como autônoma e em cargos fixos, coordenando e participando de equipes; buscou empreender de forma individual e coletiva. Nos últimos três anos, esteve à frente do núcleo de Planejamento e Operação da Fundação Bienal de São Paulo e hoje é diretora de operações na Casa do Povo.

Depoimentos

É preciso estar logado para deixar um depoimento sobre o curso

Categoria: produção
Versão para impressãoEnviar para um amigo
Enviar para um amigo o curso "Produção de A a Z"
De:

Para:

Compartilhar
Tenho interesse neste curso

Como Funciona:

Preencha os dados acima registrando seu interesse no curso.

Para propostas In Company envie um email para:

[email protected]
Notícias
Parceiros