Sobre
O que fazemos
Cultura e Mercado é uma escola de cursos livres, voltada para os mercados de cultura,
entretenimento, economia criativa e terceiro setor. Atuamos desde 2010 com a missão de
desenvolver e profissionalizar esses setores no Brasil.
Equipe
QUEM FAZ O Cultura e Mercado

DANIELE TORRES – Sócia-diretora
Graduada em Museologia, com pós-graduações em História da Arte, Gestão da Cultura e Comunicação Empresarial. Atuou em diferentes empresas como produtora e gestora de espaços culturais, bem como em organizações sociais. Foi coordenadora de projetos culturais da Fundação CSN e gestora de patrocínios da VALE. Integrou o Conselho Municipal de Cultura em Volta Redonda. Prestou serviços para Prefeituras como as de Búzios e Volta Redonda. Foi consultora das ONGs Instituto Rio (RJ) e RENCTAS (DF). De 2012 a 2015 foi gestora responsável pela captação de recursos do Instituto Brasileiro de Gestão Cultural e do Instituto Brasil Leitor, tendo atuado na captação de recursos do Theatro Municipal de São Paulo. É sócia da Companhia da Cultura desde 2004 e do Cultura e Mercado desde 2016. Foi diretora estatutária do Instituto AES no biênio 2016-2018. Membro do Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais e da Associação Brasileira de Captação de Recursos. Foi Conselheira Consultiva da Comissão de Direito das Artes da OAB-SP (2019 a 2021). Escreveu um Manual de Captação de Recursos para Museus para o IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus. Dá aulas e palestras por todo o Brasil, por diversas instituições como UEA – Universidade do Estado do Amazonas, FDR – Fundação Demócrito Rocha, SEBRAE-SP, FUNARTE, UFRJ, Poiesis, ABGC, entre outras.

LARISSA BIASOLI – Sócia-diretora
Larissa é Bacharel em Artes Cênicas (UNICAMP) e especialista em Administração de Artes e Diplomacia Cultural (Goldsmiths University of London). Criou em 2013 a Sorella Produções Artísticas, que atua em diferentes frentes como produção executiva, gestão de projetos e captação de recursos. Atua na elaboração, captação de recursos e gestão de projetos via leis de incentivo fiscais nas 3 esferas: estaduais, federais e municipais para projetos de diferentes áreas (teatro, música, dança, artes plásticas, literatura e audiovisual). E é especialista em Pro-Mac (lei de incentivo à cultura da cidade de São Paulo). Entre 2018 a 2021 foi captadora de recursos para o Centro Cultural Aliança Francesa de São Paulo. É professora e sócia do Cultura e Mercado desde janeiro de 2021. Como produtora, destacam-se os trabalhos de coordenadora de produção da etapa São Paulo do Festival do Teatro Brasileiro – Cena Baiana em 2014, Cena Paranaense em 2013 e Cena Mineira em 2011. Fez a coordenação de produção e circulação do Grupo Barracão Teatro de Campinas em 2016 por 40 cidades brasileiras pelo Programa Palco Giratório do Sesc e em 2018 realizou e coordenou a produção do Fórum Internacional sobre novas mídias e tecnologia Mediamorfosis na cidade de São Paulo. Em 2021 coordenou a produção do espetáculo “Tem um Rio na Biblioteca” da Companhia da Cultura que foi adaptado para o audiovisual e circulou por cidades de Minas Gerais e Pará.

LUCIANA NASCIMENTO – Atendimento, Produção e Comunicação
Luciana é graduada em Produção Cultural e tem formação técnica em Audiovisual, além de formações livres em Captação de Recursos, Indicadores e Avaliação de Resultados em Projetos Culturais, e Administração Pública da Cultura. Atuou na Virada Cultural de São Paulo em 2016, e no Memorial da América Latina entre 2017 e 2018. Está no Cultura e Mercado desde fevereiro de 2019, onde é responsável pelo atendimento, comunicação e produção. Em 2021, atuou como membro da Comissão de Seleção do ProAC Expresso Direto – Fomento Direto a Profissionais do Setor Cultural e Criativo do Estado de São Paulo, na modalidade Técnicos da Cultura. Acumulou algumas experiências como fotógrafa e produtora no Distrito do Grajaú, extremo sul da capital paulista, seu local de origem e onde reside.
Histórico
Cultura e Mercado é pioneiro na discussão do setor cultural brasileiro. Criado como um blog em 1998, por Leonardo Brant, transformou-se em um site referência, trazendo informações, análises e serviços especializados aos artistas, produtores e gestores públicos e privados do mercado.
Em 2013, o site passou a ser produzido pela área de produção de conteúdo do Cemec, criado em 2010 como Centro de Estudos de Mídia Entretenimento e Cultura, por iniciativa das empresas Brant Associados, de Leonardo Brant; BR-54, de Ronaldo Bianchi; e Cesnik, Quintino e Salinas Advogados, para suprir a lacuna de profissionalização e formação de recursos humanos especializados para os mercados de cultura, entretenimento e economia criativa.
A ideia original era de um núcleo de formação que atuasse a partir de uma potente rede de especialistas em parceria com outras organizações culturais, com a missão de desenvolver e qualificar esses mercados.
Três anos depois, o Cemec ganhou vida própria e se descolou dos projetos empresariais que deram origem ao centro de estudos, sendo absorvido integralmente pela Brant Associados, que em seguida incorporou outros projetos e iniciativas próprias, como os sites Cultura e Mercado e Empreendedores Criativos. A nova empresa agregou também a Casa8, produtora de conteúdos que Brant mantinha com Alice Coutinho e Mônica Herculano.
No início de 2014, Gui Afif passa a integrar a empresa como sócio e presidente do conselho de administração. Ele comandou projeto de desenvolvimento organizacional que teve como resultados a criação de um novo site, mudança de sede e a ampliação da rede Cemec para outros estados brasileiros e para o exterior.
Em janeiro de 2015, com a saída de Brant e Afif da sociedade, Alice Coutinho e Mônica Herculano assumiram a empresa com novas propostas de atuação e parcerias. Seis meses depois, anunciaram mudanças: Cultura e Mercado passou a ser o nome tanto do site quanto da escola, com uma nova identidade visual e nova sede.
Alinhadas ao movimento de ocupação cultural do centro da cidade, passam a integrar um dos principais polos de criação da capital paulista, o prédio Farol, localizado no Vale do Anhangabaú. Fazendo parte da efervescência criativa paulistana, a proposta é ampliar ainda mais os temas, aulas, bate-papos e conteúdos para o site, além de melhorar o diálogo com os leitores e alunos.
Em agosto de 2016 a entrada de Daniele Torres na sociedade buscou fortalecer a área comercial e de relacionamentos da empresa. Tendo um histórico de longa data como parceira do site e, mais tarde, como professora e coordenadora de cursos do Cultura e Mercado, a aproximação com as novas propostas e projetos do CeM foi natural e gradativa, se efetivando na nova composição societária, a partir da saída de Mônica Herculano.
Em janeiro de 2021, Larissa Biasoli assumiu a sociedade junto à Daniele Torres. Larissa já fazia parte da história do CeM, inicialmente como aluna do curso Formação em Captação de Recursos e, posteriormente, integrando o time de especialistas, ministrando cursos de Pro-Mac, Elaboração de Projetos entre outros.
Tudo isso tendo em vista a busca pelo melhor desenvolvimento do setor cultural brasileiro, por meio de quem o faz.