Comitê de ministros apresentou a primeira versão do texto do decreto, que será finalizado antes da chegada ao país das comitivas japonesas
O presidente Lula tomou conhecimento ontem, dia 12, da primeira versão do texto do decreto que definirá a posição brasileira sobre o padrão de TV digital a ser adotado no país e as regras básicas para a transição. O documento foi apresentado pelo comitê de ministros que estudam a implantação da TV digital no Brasil. Segundo fontes do governo, foram apresentados apenas os pontos onde já há consenso entre os ministros.
O texto final do decreto será curto e já se sabe que trará a escolha pelo padrão japonês, o favorito das emissoras de TV. O detalhamento das regras será regulamentado posteriormente pelo Congresso Nacional.
O documento final deve estar pronto antes da chegada de duas comitivas japonesas ao Brasil. A primeira delas, formada por técnicos de governo, é aguardada para os dias 20 e 21 de junho. A dos ministros, Toshihiro Nikai (Economia, Negócios e Indústria) e Heizo Takenaka (Interior e Comunicação), deverá chegar a Brasília no dia 29, quando o acordo será assinado e oficializado.
Segundo o jornal “Valor Econômico”, o governo teria adotado o termo “modelo nipo-brasileiro”, numa tentativa de transmitir à opinião pública a idéia de que se está fazendo uma parceria de longo prazo com a indústria nacional, e não somente a simples importação de uma tecnologia.