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Da elaboração à viabilização de projetos

Nos últimos tempos temos visto um aumento na procura, por parte dos produtores e gestores culturais, por cursos de formação com foco mais restrito na área. “Acredito que isso seja consequência de uma dedicação de todos os lados do mercado: artistas que se disponibilizaram a construir uma visão mais ampla de seus produtos culturais, empresários que aprenderam a valorizar e investir no mercado cultural, profissionais de outras áreas que focaram seus conhecimentos para agregar a este mercado e ao público, cada vez mais exigente e participativo”, afirma Nany Semicek, gerente nacional de operações da Ingresso Rápido.

Ela falará sobre elaboração de projetos na Jornada Projetos Culturais, que abre a série de quatro cursos assinados pelo Cultura e Mercado em julho no Cemec. Para Nany, o setor cultural está amadurecendo, mas ainda se mantém instável – sua principal característica.

Em suas aulas, ela fala sobre a importância de aliar conteúdo e experiência durante a elaboração. “É muito comum que quando pensemos em um projeto cultural dediquemos a maior parte da nossa criatividade no desenvolvimento do conteúdo. Porém o contato com o projeto cultural é substancialmente físico por parte do público, por isso, devemos dedicar nossos esforços em planejar como a sua execução será feita de forma atraente e eficaz”, defende.

Kluk Neto, que abordará os fundamentos de marketing para projetos culturais, explica que entender um projeto dessa área como portador de benefícios, experiências e conceitos – “seja o que for que se consubstancia num produto a ser trocado ou intercambiado com o seu público e que poderosamente pode carregar atributos únicos e diferenciados” – é de extrema importância para o gestor. “Com isso pode-se potencializar não somente a entrega do valor cultural proposto, mas também comunicar melhor, conhecer o valor monetário do mesmo, entender e interagir melhor na complexa rede de relações de trocas de valor que se dão entre os diversos agentes na cadeia de financiamento, produção e consumo (fruição) da produção artística e cultural”, afirma.

Cláudia Taddei, professora do módulo Gestão de Projetos, lembra que as ferramentas utilizadas na prática cultural são um híbrido entre as de gestão social e as de administração-empresarial. “Adotamos um método de trabalho que inclui uma avaliação bastante extensa não apenas quanto aos resultados e efeitos tangíveis, mas também quanto aos intangíveis. Estes balanços nos auxiliam na continuidade dos projetos ou no desenvolvimento de novos.”

Ela destaca ainda a importância do foco no processo, por acreditar que ele seja determinante em alcançar bons resultados. “Se atuarmos com foco exclusivo em resultados pré-estabelecidos corremos o risco de deixar de lado uma série de efeitos e desdobramentos decorrentes da prática cultural e sua produção simbólica. O foco em resultados é importante para nortear as ações, mas o foco no processo é fundamental para dar mais clareza à complexidade e melhorar a qualidade das práticas culturais”, afirma.

Completando a jornada, Flávia Manso falará sobre o funcionamento das leis de incentivo mais utilizadas no país: Lei Rouanet, ProAC e leis municipais.

Para mais informações sobre o curso, clique aqui.

Redação

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