Categories: NOTÍCIAS

Diretora apresenta projeto do Museu da Moda no Rio de Janeiro

A diretora do projeto do Museu da Moda do Rio de Janeiro, Luiza Marcier, e a assessora da Superintendência de Museus, Marcia Bibiani, apresentaram na última semana a plataforma cultural e o cronograma de obras do primeiro museu físico do país a colocar em foco a arte do vestuário.

Sediado no Solar da Marquesa de Santos, imóvel tombado do século 19 que antes abrigava o Museu do Primeiro Reinado, o espaço contará com um acervo permanente, salas para exposições temporárias, uma modateca, um banco de modelagens, um jardim têxtil, um auditório e salas de negócio, entre outras atrações. “É preciso pensar a moda como um importante patrimônio de desenvolvimento econômico, e por isso a importância da economia criativa de São Cristóvão, mas também como um suporte da nossa cultura”, explica Luiza.

Partindo da restauração da casa onde a célebre amante de Dom Pedro I, Domitila de Castro Canto e Melo, viveu durante três anos, o Museu da Moda tem como primeiro destaque do seu acervo o próprio espaço. A fundação portuguesa Espírito Santo Cultura está encarregada do restauro – o esmero é enorme, e técnicos afirmam que só conhecem duas residências com aquela arquitetura em Portugal.

A estilista Zuzu Angel (1921-1976) e será a primeira homenageada, através do “Ateliê Zuzu Angel”, ressaltado como um templo permanente do museu. O projeto do museu pretende combinar memória, educação e fomento do patrimônio da moda brasileira a públicos bem diversos – do empresário de moda, passando pelas costureiras e compradoras de moda aos colégios e universidades.

A primeira exposição programada do museu será um panorama da moda no Brasil, misturando vestidos de alta-costura de Zuzu Angel, acessórios indígenas e até a história do pau-brasil. Coleções de objetos e tecidos do Museu do Primeiro Reinado também ficarão expostas.

As obras de restauração do Solar da Marquesa estão previstas para terminar em 2013. Já a primeira etapa do Museu da Moda será concluída em 2014, com a abertura do local para visitação. Os espaços complementares ficarão prontos até o final de 2016.

*Com informações do site da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro  

Redação

Recent Posts

Consulta pública sobre o PAAR de São Paulo está aberta até 23 de maio

A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo abriu uma…

5 dias ago

Site do Iphan orienta sobre uso da PNAB para o Patrimônio Cultural

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou a página Aldir Blanc Patrimônio,…

6 dias ago

Seleção TV Brasil receberá inscrições até 5 de maio

Estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a Seleção TV Brasil. A iniciativa…

6 dias ago

Edital Transformando Energia em Cultura recebe inscrições até 30 de abril

Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o edital edital Transformando Energia em Cultura,…

1 semana ago

Congresso corta 85% dos recursos da PNAB na LDO 2025. MinC garante que recursos serão repassados integralmente.

Na noite de ontem (20), em votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso…

2 semanas ago

Funarte Brasil Conexões Internacionais 2025 recebe inscrições

A Fundação Nacional de Artes - Funarte está com inscrições abertas para duas chamadas do…

3 semanas ago