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Distribuidora brasileira lidera mercado de cinema

Os sucessos do cinema brasileiro da chamada era da retomada, iniciada com a Lei do Audiovisual, deixavam integrantes do mercado incomodados. Todos eram fruto de uma vitória comercial das distribuidoras internacionais, as chamadas majors.

Um artigo que permite que distribuidoras estrangeiras apliquem, em filmes brasileiros, parte de imposto que deveriam pagar ao remeter o lucro para a matriz, fez com que quase todas se associassem a produtores locais.

Foi a Fox que lançou “Se Eu Fosse Você 2”, foi a Sony que coproduziu e distribuiu “Carandiru” e “Dois Filhos de Francisco”, foi a Warner que colocou nas salas de cinema os sucessos da Xuxa.

Foi, porém, a brasileira Zazen que produziu e distribuiu “Tropa de Elite 2”

e que respondeu por cerca de 44% dos ingressos vendidos pelo cinema nacional até aqui. A segunda no ranking de 2010, a Sony/Disney, aparece com 21,33% de participação.

“Pós-retomada, é a primeira vez que a liderança fica com uma empresa brasileira”, diz Manoel Rangel, presidente da Agência Nacional de Cinema (Ancine).

Em 2002, a brasileira Lumière, que distribuiu “Cidade de Deus” e “Abril Despedaçado”, mordeu 52,1% do market share do filme nacional. Mas a empresa trabalhava em parceria com a Miramax internacional.

E, neste ano, levadas em conta as associações, outras distribuidoras brasileiras se deram bem no negócio. A Downtown, por exemplo, partilhou com a Sony o lançamento de “Chico Xavier”.

“Esse movimento veio para ficar”, aposta Rangel, tomando por base a carteira de lançamentos de 2011, indicativa de que os filmes com potencial de público deixaram de ser monopólio das distribuidoras estrangeiras.

*Com informações do jornal Folha de S.Paulo (Ana Paula Sousa)

Alberto Benfica

Jornalista e colaborador de Cultura e Mercado.

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