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DVD pirata no Brasil custa o mesmo que produto original nos EUA

Estudo coordenado pelo Social Science Research Council – instituição com base em Nova York – que será divulgado nesta semana, aponta que o brasileiro, ao comprar produto pirata, sente no bolso quase o mesmo que os moradores dos Estados Unidos sentem quando adquirem o produto original. Os números foram antecipados pelo jornal O Estado de S. Paulo, em seu portal Economia & Negócios.

Com o título “Media Piracy in Emerging Economies” (Pirataria de Mídia em Mercados Emergentes, em tradução livre), é a primeira investigação científica empírica que analisa comparativamente a pirataria em países emergentes considerando não apenas as políticas de repressão e os preços dos produtos, mas também o poder de compra da população.

O DVD “Batman, o Cavaleiro das Trevas”, que foi lançado nos Estados Unidos por US$ 24 (R$ 39,60) para o consumidor final, tem um peso no bolso do brasileiro equivalente a US$ 85,50 (R$ 141). No mercado ilegal do Brasil, o filme saía por cerca de US$ 3,50 em 2008 (ano em que foi feita a tomada de preços). Mas esse valor, para a renda de um brasileiro, corresponde ao que seria um gasto de US$ 20 para um americano.

O Produto Interno Bruto (PIB) per capita no Brasil foi de US$ 10,5 mil em 2008, pouco mais do que um quinto do americano (US$ 47,2 mil), segundo base de dados do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Entre cinco países em desenvolvimento pesquisados, a Índia é o que se encontra em pior situação. O DVD do Batman pesa no bolso dos indianos o que equivaleria a US$ 641 para os moradores dos Estados Unidos. No país asiático, o PIB per capita foi de apenas US$ 2,9 mil no ano em que os dados foram coletados.

A Rússia, um dos países que estão na berlinda por questões relacionadas à pirataria e à falsificação, está melhor que o Brasil quando se analisa o peso do produto original no bolso do cidadão. O preço do Batman oficial ajustado ao poder de compra da população é de US$ 75. A versão ilegal do mesmo filme fica em US$ 25 no preço relacionado ao poder de compra – praticamente o mesmo valor do produto original nos EUA.

“O estudo demonstra em termos empíricos que a batalha contra a pirataria será vencida não no campo da repressão, mas sim no campo econômico, com a oferta de produtos cujos preços sejam compatíveis com a renda e o poder de compra local”, analisa o brasileiro Ronaldo Lemos, um dos autores da pesquisa.

Segundo Lemos, o Brasil se destaca pela amplitude das medidas que vem tomando contra a pirataria. “O país possui hoje estruturas públicas consolidadas com essa finalidade, como o Conselho Nacional de Combate à Pirataria, além de diversas organizações privadas atuando no apoio à repressão, como a Associação Antipirataria de Cinema e Música. Isso faz do Brasil um caso mundialmente exemplar na adoção de medidas severas para o combate à pirataria”, afirma Lemos.

Na última semana, o governo dos Estados Unidos anunciou que excluiu o Brasil da lista de “notórios mercados” da pirataria e do contrabando, o que significa que o país deixou de ser considerado um lugar “desafiador” do ponto de vista da transgressão das leis internacionais de propriedade intelectual.

*Com informações de O Estado de S. Paulo

Redação

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