Victor Chaves, da dupla sertaneja Victor & Leo, foi o campeão de rendimento com direitos autorais pelo terceiro ano consecutivo. O resultado faz parte de um levantamento feito pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), em relação a 2010, divulgada pelo O Globo nesta quinta-feira (17/3).
O relatório indica um recorde no valor pago para compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores, com cerca de R$ 346,5 milhões, o que representa um crescimento de 9% em relação a 2009. “Em 2010 foram 87.500, enquanto que em 2009 foram 81.250. São mais seis mil pessoas recebendo. Isso tudo decorre de uma aprimoração das formas de captação. A gente criou duas novas rubricas de distribuição, que são as de casas de festas e as mídias digitais”, afirma Glória Braga, superintendente executiva do Ecad.
A expectativa é que a arrecadação brasileira com direito autoral cresça ainda mais este ano. O Ecad fechou um acordo com o Google para recolhimento de direitos relativos às exibições de vídeos do YouTube no território nacional. O escritório ainda estuda como vai distribuir esse montante, que deve chegar aos artistas a partir do meio do ano.
*Com informações de O Globo Online
A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo abriu uma…
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou a página Aldir Blanc Patrimônio,…
Estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a Seleção TV Brasil. A iniciativa…
Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o edital edital Transformando Energia em Cultura,…
Na noite de ontem (20), em votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso…
A Fundação Nacional de Artes - Funarte está com inscrições abertas para duas chamadas do…