Um levantamento sobre o emprego da economia da cultura e indústrias criativas, realizado pelo Painel de Dados do Observatório Itaú Cultural, da Fundação Itaú, com base na PNAD Contínua, mostrou que o segmento fechou o 1º trimestre de 2023 com 7,2 milhões de trabalhadores em atividade, 123 mil a mais do que o registrado no mesmo período do ano passado, o que representou crescimento de 2% no intervalo.
O segmento da cultura e indústrias criativas seguiu a tendência da economia como um todo, que apresentou crescimento de 3% no número de postos de trabalho nos 12 meses encerrados em março de 2023.
De acordo com os dados do Observatório Itaú Cultural, a maior parte das 123 mil novas vagas abertas, foram de postos com carteira assinada. O saldo líquido aponta para geração de 86.273 postos formais, contra 36.953 vagas informais abertas entre o 1º trimestre de 2023 e o mesmo período do ano anterior.
O levantamento também mostra que os trabalhadores autodeclarados brancos são maioria no segmento (57%). Os trabalhadores pretos somam apenas 9% do total dos alocados, contra 8% verificados no mesmo período do ano anterior. Os pardos somam 33% (eram 32% no 1º trimestre de 2022) e 2% constituem outros grupos, como asiáticos e indígenas.
A taxa de homens e mulheres não registrou alteração no período analisado. Na cultura e indústrias criativas 46% dos trabalhadores são mulheres e 54% são homens.
Em todos os grupos raciais analisados, as trabalhadoras recebem menos do que os trabalhadores. Já os brancos de ambos os gêneros recebem mais do que os trabalhadores pardos e pretos.
Para ter acesso aos dados na íntegra, clique aqui.
Fonte: Oxford Economics* Um estudo da Oxford Economics para a Motion Picture Association (MPA) revela…
As Lojas Renner S/A mantém abertas, ao longo de todo ano, inscrições para projetos culturais…
O mandato da deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) abriu inscrições para a consulta pública e…
Estão abertas, até 31 de outubro, as inscrições para o Edital Eneva: Energia que Protege…
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo anunciou a…
O Instituto Vozes da Inclusão reabriu o Edital de 2025, sendo Edital 2025/2026 que dará…