Categories: EDITAIS

Edital Agentes de Leitura 2010

Até o dia 10 de junho, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará recebe inscrições para o Edital Agentes de Leitura 2010, projeto que atinge 33 municípios cearenses e tem o objetivo de promover atividades de incentivo à leitura junto às comunidades, oferecendo treinamentos e capacitações.

Estão sendo ofertadas 22 vagas, sendo 11 para cada município, e os Agentes recebem uma bolsa no valor de R$ 354,80 para realização as atividades propostas pelo edital. A iniciativa regulamenta o processo de inscrição, seleção e concessão de bolsas, com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP). Para se inscrever, os interessados devem ter idade mínima de 18 anos, comprovar o seu registro ou de sua família no Cadastro Único do Governo Federal (Número de Indicador Social – NIS), haver concluído o Ensino Médio até a data de inscrição e ter residência fixa em algum dos locais de atuação do projeto. A prova de seleção acontece em etapas: análise de documentação, prova escrita e de leitura oral, além da entrevista e visita técnica ao domicílio do candidato.

Atualmente são 327 agentes de leitura, atendendo cerca de 5.250 famílias em 31 municípios de todas as macrorregiões do Estado. Eles visitam de bicicleta regularmente as casas das famílias assistidas para realização empréstimos de livros, além de promoverem cirandas e rodas de leituras comunitárias, movimentando o acervo bibliográfico, articulando bibliotecas e despertando o interesse e o gosto pela leitura. Para conferir o edital completo acesse s://www.secult.ce.gov.br/

Carina Teixeira

Jornalista e sócia da empresa CT Comunicações.

Recent Posts

Consulta pública sobre o PAAR de São Paulo está aberta até 23 de maio

A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo abriu uma…

6 dias ago

Site do Iphan orienta sobre uso da PNAB para o Patrimônio Cultural

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou a página Aldir Blanc Patrimônio,…

1 semana ago

Seleção TV Brasil receberá inscrições até 5 de maio

Estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a Seleção TV Brasil. A iniciativa…

1 semana ago

Edital Transformando Energia em Cultura recebe inscrições até 30 de abril

Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o edital edital Transformando Energia em Cultura,…

2 semanas ago

Congresso corta 85% dos recursos da PNAB na LDO 2025. MinC garante que recursos serão repassados integralmente.

Na noite de ontem (20), em votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso…

2 semanas ago

Funarte Brasil Conexões Internacionais 2025 recebe inscrições

A Fundação Nacional de Artes - Funarte está com inscrições abertas para duas chamadas do…

3 semanas ago