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Em dois anos, TV Brasil já é conhecida por 34% dos brasileiros.

Um dos destaques da semana passada foi a pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, que divulgou que em menos de dois anos de existência, a TV Brasil já é conhecida por 34% da população brasileira, dos quais 15% já assistiram ao canal e 10% o assistem regularmente.  A programação é considerada ótima por 22% dos telespectadores e boa por 58%, totalizando 80% de aprovação.

Foram realizadas 5.192 entrevistas em todo o Brasil, com abordagem pessoal em pontos de fluxo populacional,  distribuídas em 146 municípios em todas as regiões, entre brasileiros de todas as classes econômicas, acima dos 16 anos.

Três programas destacaram-se na preferência destes telespectadores:

Programa de Cinema (filmes), com  34%
Repórter Brasil-Noite (telejornal), com 31%
Sem Censura (apresentado por Leda Nagle), com 26%.


Leda entrevistando Lima Duarte para o seu Sem Censura

A programação infantil apresenta as maiores medidas de audiência e share da TV, segundo medida do Ibope. A pesquisa Datafolha, entretanto, ouviu brasileiros com 16 anos e mais, o que refletiu na avaliação dos programas infantis (com 17% de preferência).

Perfil do telespectador

Entre os 10% de telespectadores que disseram assistir o canal regularmente, 85% sintonizam o canal em casa. Destes, 42%  recebem o sinal através de antena parabólica, 36% através da  TV aberta (antena VHF ou UHF)  e 22% através de TV por assinatura. Ou seja, a maior audiência da TV Brasil está nas cidades do interior. Os telespectadores que não costumam assistir apontaram como causa principal as dificuldades de sintonização (42%), seguida do desconhecimento (27%), desinteresse (23%) e falta de tempo (19%).

A maioria dos telespectadores que assistem à TV Brasil (79%) pertence às classes econômicas  B (32%)  e C (47%), é do sexo masculino (57%), tem idade média de 39 anos, grau de escolaridade médio (46%), aos quais se somam 17% com nível superior. Este telespectador, em termos de renda e escolaridade, ainda é mais elitizado em relação ao restante da população brasileira.

A diretoria da Empresa Brasil de Comunicação – EBC considerou os resultados altamente satisfatórios, considerando-se o fato de a criação da emissora ainda ser recente, o desconhecimento, que ainda é grande, sobre sua existência, e o fato de dispor de apenas quatro canais abertos (Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo e Maranhão), o que se agrava com o fato de o canal de São Paulo ser o 69, na banda UHF.

Luana Schabib

Repórter. Escreve sobre pessoas, convergência e cultura.

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