O secretário municipal de Cultura do Rio de Janeiro, Emilio Kalil, deixará o cargo após um ano e 10 meses e será nomeado presidente da Fundação Rioarte, futura responsável pela administração da Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. A informação é do jornal O Globo.
O diretor-presidente da RioFilme, Sérgio Sá Leitão, é apontado como um dos cotados para substituir Kalil.
A Fundação Rioarte será a responsável por gerir todo o complexo da Cidade das Artes. Cuidará tanto da parte administrativa — segurança, limpeza e conservação do espaço — quanto da programação artística do local. Substituirá, assim, a organização social (OS) que estava prevista para gerir o espaço, segundo edital publicado no Diário Oficial do município em 8 de agosto.
De acordo com o previsto, a secretaria de Cultura repassaria ao vencedor do edital R$ 48,4 milhões ao longo de dois anos, o que representa quase 10% do valor total da obra. Nem a prefeitura nem a secretaria informaram o orçamento que será destinado à Rioarte.
Kalil é gaúcho e destacou-se tanto à frente do Grupo Corpo quanto na direção dos teatros municipais de Rio e São Paulo. Suas maiores conquistas na secretaria foram a abertura do Centro Cultural João Nogueira (ex-Imperator), no Méier, e da Arena Cultural Jovelina Pérola Negra, na Pavuna. Também criou fundos de amparo para teatro, dança e música.
Clique aqui para ler a matéria completa.
*Com informações do site do jornal O Globo
A JLeiva Cultura & Esporte lança nesse mês a pesquisa inédita Cultura nas Capitais. O…
Fonte: Ministério da Cultura* O Ministério da Cultura atingiu 100% de transparência ativa de acordo…
Até o dia 10 de fevereiro, a sociedade terá a oportunidade de participar da escolha…
O Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic) estará aberto a partir…
O Instituto Cultural Sicoob UniCentro Br está com inscrições abertas em seu edital de seleção…
Estão abertas, até 04 de fevereiro, as inscrições para o Edital Elisabete Anderle de Estímulo…