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Emissoras musicais diminuem participação de fãs em prêmios

Duas das principais premiações musicais brasileiras, o Prêmio Multishow (realizado pelo canal da Globosat nesta terça-feira) e o VMB (promovido pela MTV Brasil nesta quinta-feira) passaram por reestruturações neste ano, segundo o Meio&Mensagem Online. Antes totalmente abertos à escolha do público, agora eles reduziram as categorias em que usuários da web votam, com o objetivo de conter possíveis distorções na escolha dos vencedores – causadas pela ativa participação de adolescentes entre 12 e 16 anos.

No Prêmio Multishow, um júri composto por jornalistas, críticos e profissionais do setor fonográfico decidiu os vencedores de oito categorias, enquanto o próprio canal foi responsável pela escolha do ganhador do prêmio Mais Mais e o público teve o poder de decisão nas sete categorias restantes.

“Geralmente, até os 16 anos, eles [o público] têm muita força na internet, organizam mutirões de votações, e, ao longo dos últimos anos, a premiação havia se tornado uma guerra entre fã clubes. Não queremos desestimular essa participação, apenas dar a chance para que novos artistas ou músicos mais tradicionais possam também ter oportunidade de receber prêmios. Por isso, dividimos as categorias entre voto popular e voto do júri”, explica Guilherme Zattar, diretor do Multishow.

Em abril, a MTV disponibilizou em seu site uma pré-lista de 10 indicados por categoria, nas quais os internautas poderiam votar e classificar os cinco preferidos para a disputa do grande prêmio. Mas a decisão final, com exceção das categorias Hit do Ano e Artista Internacional, será tomada pela “Academia VMB”, que reúne 50 profissionais especializados em música nacional

Alessandro Melo, gerente de programação musical do canal e do VMB, garante que este formato é o melhor já implantado pela premiação, pelo fato de equilibrar a opinião pública com a dos críticos e especialistas. “Antes, a gente conseguia uma lista de finalistas bem eclética e variada, mas era comum um só artista vencer a maioria das categorias e, geralmente, isso acontecia com cantores ou bandas que tinham um público mais jovem, com mais presença na internet”, afirma.

As duas premiações também ampliaram a quantidade de shows e atrações musicais.

Garnier Fructis, Santander, McDonald’s e P&G patrocinam o Prêmio Multishow, que não revelou os valores das cotas publicitárias. A MTV anunciou um faturamento de cerca de R$ 10 milhões em patrocínio, mas até a semana passada ainda haviam cotas sendo comercializadas. Unilever, Santander, Toyota, UOL, O Boticário e Adidas são patrocinadores máster do VMB, que conta ainda com o apoio da marcas Anhanguera, Blowtex, Cup Noodles, Honda e Riachuelo.

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*Com informações do M&M Online

Redação

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