Na última semana foram abertos mais sete editais do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo (ProAC). São eles: Promoção das Culturas Populares e Tradicionais; Proteção e Promoção das Culturas Negras; Proteção e Promoção da Cultura Indígena; Saraus Culturais; Hip Hop; Moda, Gastronomia, Artesanato e Cultura Digital; e Manifestações Culturais com Temática LGBT.
Tendo em vista a necessidade de produtores culturais aprenderem o passo-a-passo para a inscrição de seus projetos dentro dessas especificidades, o Cemec lança um novo formato de curso: as Oficinas Editais. E abrindo a série, no dia 13 de agosto, acontece a Oficina Editais – ProAC.
Será um dia inteiro de atividades. Pela manhã, a professora Valerya Borges apresentará um breve apanhado do histórico dos editais, fará um detalhamento deles e falará sobre as possibilidades de enquadramento e regras propostas pela Secretaria. À tarde, os participantes apresentação suas propostas para serem analisados sob a perspectiva proposta pelos editais em 2014 e tirar suas dúvidas.
Valerya é jornalista, pós-graduada em História, Sociedade e Cultura na PUC-SP, com especialização em Economia Criativa na FGV. Trabalha há mais de cinco anos com projetos socioculturais, de educação e audiovisual, e foi responsável por coordenar a criação do edital cultural do Instituto Claro.
Ela foi conversar com os responsáveis pelo ProAC na Secretaria de Estado da Cultura, para entender o que se busca com os editais do programa. “A ideia é dar oportunidade para que as iniciativas que são efetivamente manifestações culturais, e que não se enquadram no planejamento ou nas políticas de patrocínio das empresas, sejam contemplados”, explica.
Nesse sentido, a Oficina que apresentará no Cemec tem como objetivo lançar luz sobre como manter a alma do projeto ao se inscrever nos editais do programa estadual. “Para ser contemplado é preciso ter um olhar que não necessariamente o produtor tem. Ele tem ideia que faz diferenca culturalmente, mas nem sempre conhece as regras e a lógica dos editais. A ideia não é ensinar receita de bolo, mas ajudar a encontrar a linguagem certa para comunicar a peculiaridade da sua proposta e, com isso, chamar a atenção entre tantas outras que estarão sendo avaliadas”.
Clique aqui para acessar os editais do ProAC 2014 e aqui para se inscrever para a Oficina.
Leia mais:
Três perguntas sobre os editais do ProAC
Fonte: Ministério da Cultura* Entraram no ar, na semana passada, as primeiras atualizações, melhorias e…
As inscrições para bolsistas na 5ª edição do Programa Jovens Criadores, Pesquisadores e Monitores estão abertas até…
A AMBEV está com inscrições abertas para o edital Brasilidades 2025, com o objetivo de…
O Museu da Língua Portuguesa e o Museu do Futebol estão com editais abertos para…
Fonte: Fundação Itaú Divulgada essa semana, a quinta edição da pesquisa Hábitos Culturais, sobre o…
Estão abertas, até 05 de fevereiro, as inscrições em três editais para Pontos de Cultura…