O centro do Rio de Janeiro vai sediar, de 19 a 21 de maio, a reunião do Comitê Técnico de Patrimônio Cultural do Mercosul. Confirmaram presença membros da Argentina, do Paraguai, do Uruguai, da Bolívia, da Venezuela e do Equador. Também estarão presentes representantes do Ministério da Cultura, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Unesco.
O encontro vai discutir as políticas de patrimônio cultural nos países que integram o bloco econômico latino-americano e a compatibilização da legislação existente sobre o tema. Além disso, os participantes apresentarão projetos referentes ao patrimônio compartilhado.
Segundo a definição do Comitê Coordenador Regional do Mercosul Cultural, que se reuniu nesta semana, entre os dias 12 e 13 de maio, no Chile, um dos principais pontos de pauta da próxima reunião será o projeto Itinerários Culturais. Serão abordados, também, temas trabalhados amplamente no Brasil, como o combate ao tráfico ilícito de bens culturais, com a discussão da proposta de implantação do Selo Mercosul Cultural, que tem como objetivo facilitar a circulação temporária de obras de arte e outros bens destinados a mostras, espetáculos e outros eventos de caráter notoriamente cultural.
A iniciativa da reunião é do Iphan, com apoio do MinC e da atual presidência pro-tempore do Mercosul que está sob responsabilidade da Argentina. No âmbito do Mercosul, o Iphan vem promovendo a trabalhos de cooperação com as nações de origem latino-americana, com intuito de proporcionar o desenvolvimento amplo das comunidades e a preservação de seus valores tradicionais. Ao Paraguai, por exemplo, o Iphan já forneceu apoio técnico em gestão documental e na elaboração de projetos de restauro, além de capacitação em museologia. Na reunião, o Iphan irá oferecer os padrões informatizados por ele desenvolvidos, para adoção pelos demais países.
No Chile, o Comitê Coordenador Regional do Mercosul Cultural anunciou a criação do site do Mercosul Cultural, desenvolvido pelo Ministério da Cultura, que está no domínio provisório www.cultura.gov.br/mercosur
A Comissão Técnica de Patrimônio Cultural do Mercosul foi estabelecida por meio de um memorando de entendimento assinado, em 1995, pelos ministros da Cultura da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, em um encontro ocorrido em Buenos Aires. Sua missão é de ser uma instância dedicada à análise de ações conjuntas de reconhecimento, proteção, conservação e valorização do patrimônio cultural do Mercosul, à preservação do patrimônio arqueológico pré-colombiano e à valorização do patrimônio intangível constituído por idiomas, tradições e costumes desses países.
Reunião do Comitê Técnico de Patrimônio do Mercosul Cultural
Data: de 19 a 21 de maio
Horário: das 9h às 18h
Abertura: dia 19, às 10h
Local: Palácio Gustavo Capanema
Rua da Imprensa, 16, auditório – Mezanino
Centro – Rio de Janeiro
A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo abriu uma…
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou a página Aldir Blanc Patrimônio,…
Estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a Seleção TV Brasil. A iniciativa…
Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o edital edital Transformando Energia em Cultura,…
Na noite de ontem (20), em votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso…
A Fundação Nacional de Artes - Funarte está com inscrições abertas para duas chamadas do…