Categories: NOTÍCIAS

Encontro Nacional dos Pontos de Cultura – Teia Brasília 2008


Entre os dias 12 e 16 de novembro, Brasília será a sede da terceira edição do Encontro Nacional dos Pontos de Cultura – Teia Brasília 2008. O evento, que reunirá representantes de mais de 800 Pontos de Cultura conveniados com o Programa Cultura Viva, terá apresentações artísticas e mostras culturais das diferentes regiões do país.

Com o tema Iguais na Diferença, em comemoração aos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a iniciativa tem o objetivo de consolidar as ações do  Cultura Viva e discutir os rumos para o próximo ano. Dentro da programação do evento está prevista a realização do II Fórum Nacional dos Pontos de Cultura e mostras dos trabalhos culturais realizados por integrantes do projeto, além da realização de um cortejo pela Esplanada dos Ministérios, até a Praça dos Três Poderes. 

O II Fórum Nacional dos Pontos de Cultura é um espaço dedicado ao debate, a reflexão e a proposição de ações que visem o protagonismo, a autonomia e o fortalecimento da política do Movimento Nacional dos Pontos de Cultura. Será realizado entre os dias 12 e 14 de novembro, no Auditório do Museu da República, localizado na Esplanada dos Ministérios, dando início às atividades do encontro.

A solenidade de abertura da Teia Brasília 2008 será realizada no Teatro Nacional Cláudio Santoro, na noite do dia 13 de novembro. Logo após tem início a programação da Mostra Cultural, com a apresentação de grupos de música, dança e teatro. A mostra promoverá a interação entre artistas consagrados e a produção dos pontos de cultura e será realizada nos palcos móveis instalados no canteiro central da Esplanada dos Ministérios, na Sala Villa Lobos, do Teatro Nacional, e no Complexo Cultural da Fundação Nacional de Artes (Funarte).

Exposições do trabalho realizado por integrantes dos Pontos de Cultura, nas áreas de Artes Visuais e do Audiovisual, também fazem parte da programação artística da Teia Brasília 2008. A mostra de Artes Visuais ficará exposta no Museu da República e a mostra de Audiovisual será exposta no Museu da República e na Sala Martins Penna, do Teatro Nacional. Além disto, serão implantados espaços permanentes para a exibição dos trabalhos, nos principais pontos de convergência do evento, tais como: tenda da Ação Griô, tenda da Juventude, tenda do Audiovisual, tenda da Cultura Digital e o Espaço Conversê.

No sábado, dia 15 de novembro, está programado a realização do Cortejo Cultural dos Pontos de Cultura, como parte integrante das comemorações do dia da Proclamação da República Brasileira. A caminhada vai partir do Museu da República, no período da tarde, até a Praça dos Três Poderes. A idéia dos organizadores é de levar para a rua uma mostra da diversidade da Cultura Brasileira, apresentando durante o trajeto do cortejo, manifestações culturais dos diferentes estados do país.

A Teia Brasília 2008 é uma realização do Movimento Nacional dos Pontos de Cultura (MNPC) em parceria com MinC e coordenada pelo Ponto de Cultura Invenção Brasileira. 

Redação

View Comments

  • Olá!
    Soube hoje com muita tristeza que um grupo da mais alta competência artística, e representação da nossa cultura regional, ficou de fora da seleção do Teia, Refiro-me ao 'QUARTETO PERERÊ" de São Paulo, grupo de pesquisa, idealismo, música instrumental da mais alta qualidade.
    Acho dificil, uma representação tão autêntica e de tão elaborada o que houve?
    Quais foram os critérios?
    Por favor, reavaliem enquanto é tempo, não podemos deixar um absurdo desse acontecer...
    Chamem imediatamente estes verdadeiros representantes da nossa cultura.
    Obrigada, e espero que possamos convidar os embaixadores, como ja haviamos pensado pra ver este grupo tão maravilhoso
    Mônica Laurence
    embaxatriz

  • Olá organizadores!!

    Soubemos hoje que o "Quarteto Pererê", não foi selecionado pra o TEIA,
    ficamos deveras chateado, visto que o grupo é dos representantes mais
    autênticos de nossa cultura.
    Queremos saber: O QUE HOUVE?

  • Caros organizadores!

    Soube hoje atraves de minha secretária que um grupo de Saõ Paulo, da mais alta representação cultural em nosso País, ficou de fora da TEIA, conhecemos
    o grupo na biblioteca Monteiro Lobato em Saõ Paulo, e ficamos impressionados com a "melange" cultural desses rapazes.Deixamos nosso contato e sua produtora nos informou ha dias atras que eles viriam a Brasília,
    na ocasião, convidamos vários embaixadores e ficamos aguardando apenas a data da apresentação.
    Hoje, ao sabermos que eles não participariam, ficamos sem saber qual a razão, não querendo desmerecer os outros artistas, mas sabemos que seria dificil uma representação a altura desse grupo.
    solicitamos a gentileza, se possivel de rever esta decisão, visto que acreditamos estar havendo uma injustiça e pedimos ainda, que os traga,
    nem que seja como convidado especial, que é o que eles merecem, e nos também.
    agradecida,
    Mônica Laurence
    embaxatriz

Recent Posts

Consulta pública sobre o PAAR de São Paulo está aberta até 23 de maio

A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo abriu uma…

7 dias ago

Site do Iphan orienta sobre uso da PNAB para o Patrimônio Cultural

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou a página Aldir Blanc Patrimônio,…

1 semana ago

Seleção TV Brasil receberá inscrições até 5 de maio

Estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a Seleção TV Brasil. A iniciativa…

1 semana ago

Edital Transformando Energia em Cultura recebe inscrições até 30 de abril

Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o edital edital Transformando Energia em Cultura,…

2 semanas ago

Congresso corta 85% dos recursos da PNAB na LDO 2025. MinC garante que recursos serão repassados integralmente.

Na noite de ontem (20), em votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso…

3 semanas ago

Funarte Brasil Conexões Internacionais 2025 recebe inscrições

A Fundação Nacional de Artes - Funarte está com inscrições abertas para duas chamadas do…

3 semanas ago