Categories: NOTÍCIAS

Encontros de Negócios da Feira Música Brasil

Principal iniciativa do Ministério da Cultura voltada para o mercado da música, a Feira Música Brasil abre nesta quarta, 1º de dezembro, as inscrições para artistas e empreendedores interessados em negociar com executivos de grandes empresas, diretores de festivais e demais agentes da cadeia produtiva da música.

Após duas edições em Pernambuco, a FMB inaugura em 2010 sua fase itinerante, com cinco dias de atividades intensas em Belo Horizonte, entre 8 e 12 de dezembro.

Um dos pilares essenciais da feira, os Encontros de Negócios reúnem este ano alguns dos principais players mundiais na distribuição de música digital, festivais, selos gravadoras e grandes patrocinadores potenciais com ações na área da música.

Já confirmaram presença na programação empresas como Midem NET, SWU, Terra Sonora, UOL, Conexão Vivo, Som Livre, Microservice, SESC Pompeia, Banco do Nordeste, Grupo Matrix (maior rede de casas de show do Rio de Janeiro), Studio SP/Comitê Club, entre outros.

Os Encontros de Negócios da última edição da FMB geraram mais de 11.520 negociações, aferida pelo IBOPE – e estima-se que o volume de negócios tenha atingido os 50 milhões de reais.

Em 2010, a programação da FMB reúne 39 artistas selecionados por meio de edital, dentre 3 mil inscritos, além de bandas e DJs convidados, e oferece também oficinas de capacitação, palestras, debates e mostra audiovisual, no mais completo evento do gênero na América Latina.

A escalação de convidados internacionais inclui Christoph Borkowsky, o presidente da Womex (World Music Expo, Alemanha), ONErpm (EUA), The Great Escape Festival (Inglaterra), GZ Digital (maior fábrica de vinil da Europa, sediada na República Tcheca), Pop Montreal (Canadá), Zirigiboom Discos (USA), Havana Club (festival australiano), além de representantes de grandes eventos e profissionais da Europa e América Latina.

“Queremos criar um apoio internacional, pela Funarte e via FMB, para artistas brasileiros irem e virem do exterior, em intercâmbio com as maiores e mais renomadas feiras internacionais, como Midem, SXSW e Womex”, afirma Thiago Cury, diretor do CEMUS, o Centro de Música da Funarte.

Essa ação envolve a iniciativa privada, artistas, produtores e poder público.  “A FMB é fruto de uma parceria entre os Ministérios da Cultura e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, pelo viés da internacionalização e exportação da produção cultural brasileira, e gera um forte impacto na economia da cultura nacional”, completa Cury.

Sobre a FMB

A FMB é uma iniciativa do Ministério da Cultura realizada pelo Centro de Música da Funarte (CEMUS) com a parceria do Conselho Rede Música Brasil, formado por 15 associações nacionais que representam os diferentes elos da cadeia criativa e produtiva da música, e conta com os apoios da Prefeitura de Belo Horizonte e do Governo de Minas Gerais. Idealizada em 2006 e realizada, pela primeira vez, em fevereiro de 2007, na cidade do Recife, a FMB foi o primeiro evento realizado pelo Programa de Desenvolvimento da Economia da Cultura (Prodec), com o objetivo de impulsionar a economia da cultura no País, aprovado dentro do Plano Plurianual, do Governo Federal.

O Conselho Rede Música Brasil é formado, atualmente, pelas seguintes associações: Academia Brasileira de Música (ABM), Associação Brasileira da Música Independente (ABMI), Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), Associação Brasileira de Empresários de Artistas (ABEART), Associação Brasileira de Festivais Independentes (ABRAFIN), Associação Brasileira de Produtores de Discos (ABPD), Associação das Rádios Públicas (ARPUB), Brasil Música & Artes (BM&A), Casas Associadas, Central Única das Favelas (CUFA), Circuito Fora do Eixo (CFE), Federação das Cooperativas de Música do Brasil (FCMB), Federação Nacional dos Músicos Profissionais do Brasil (Fenamusi), Fórum Nacional da Música (FNM), Música Para Baixar (MPB) e União Brasileira das Editoras Musicais (UBEM).
Mais informações no www.feiramusicabrasil.com.br

Andrea Lombardi

Atriz, pós-graduada em gestão da cultura.

Recent Posts

Consulta pública sobre o PAAR de São Paulo está aberta até 23 de maio

A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo abriu uma…

6 dias ago

Site do Iphan orienta sobre uso da PNAB para o Patrimônio Cultural

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou a página Aldir Blanc Patrimônio,…

1 semana ago

Seleção TV Brasil receberá inscrições até 5 de maio

Estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a Seleção TV Brasil. A iniciativa…

1 semana ago

Edital Transformando Energia em Cultura recebe inscrições até 30 de abril

Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o edital edital Transformando Energia em Cultura,…

2 semanas ago

Congresso corta 85% dos recursos da PNAB na LDO 2025. MinC garante que recursos serão repassados integralmente.

Na noite de ontem (20), em votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso…

2 semanas ago

Funarte Brasil Conexões Internacionais 2025 recebe inscrições

A Fundação Nacional de Artes - Funarte está com inscrições abertas para duas chamadas do…

3 semanas ago