Encontro reunirá, até o dia 03 de maio, grupos de dança de todo mundo no Peru, período da tradicional festa folclórica das Alasitas
O encontro reunirá grupos de dança de todo mundo no Peru, entre 15 de abril e 3 de maio, período da tradicional festa folclórica das Alasitas.
A sede do evento, que tem foco na inclusão social, desenvolvimento cultural e auto-gestão comunitária, é a cidade de Puno, capital da cultura étnica popular do Peru e base da civilização Inca. Os espetáculos serão apresentados às margens do lago Titicaca, símbolo da tradição milenar indígena sul-americana. Além das coreografias selecionadas, haverá oficinas, conferências e projeções de vídeo.
As datas foram escolhidas para coincidir com o Dia Mundial da Dança, 29 de abril. O objetivo do evento é valorizar a cultura oral, os mitos e a dança étnica das sociedades, tornando-as capazes de encontrar mecanismos próprios para preservar seu patrimônio cultural.
Os espetáculos foram criados a partir de temas sugeridos pela produção, como “reforço da idéia de identidade individual, ligada à identidade cultural”, “denúncia de um formato segregacionista e de exclusão nos espaços culturais” e “afirmação do sincretismo cultural”.
Mais informações:
yanavico-danzasur.50webs.com/home.htm
A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo abriu uma…
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou a página Aldir Blanc Patrimônio,…
Estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a Seleção TV Brasil. A iniciativa…
Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o edital edital Transformando Energia em Cultura,…
Na noite de ontem (20), em votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso…
A Fundação Nacional de Artes - Funarte está com inscrições abertas para duas chamadas do…