Na última sexta-feira (16/11) foi inaugurado, em Portugal, o Espaço Brasil, um centro multiuso para shows, cinema, exposições e bar que irá promover a cultura nacional no Ano do Brasil em Portugal.
Erguido com o patrocínio do Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur), o espaço fica no bairro de Alcântara, uma área da capital portuguesa atualmente ocupada por cafés, livrarias e empresas de design.
De acordo com o presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Antônio Grassi, o Espaço Brasil terá programação de médio porte (com auditório para 900 pessoas), não usual em Lisboa.
O local foi cedido até o fim do ano que vem. A programação do Ano do Brasil em Portugal termina em junho de 2013, mas o Ministério da Cultura estuda formas de manter o espaço, que poderá ser estratégico para outras atividades.
Na avaliação da ministra Marta Suplicy, a promoção que o Brasil faz em Portugal pode ser importante para estimular negócios entre os dois países. “Seria muito bom estarmos mais presentes na economia brasileira. Não sei se o setor empresarial acordou para a importância de estarmos presentes neste momento”, disse a ministra em entrevista coletiva em Lisboa.
“A cultura facilita os negócios”, afirmou o embaixador do Brasil em Portugal, Mário Vilalva. “A cultura traz um conhecimento mais profundo sobre os respectivos povos, e isso aproxima muito mais os homens de negócio. É mais difícil fazer negócio com países que a gente não conhece a história, o comportamento, as tradições”, explicou o diplomata.
De acordo com Marta Suplicy, o Ano do Brasil favorece a formação da imagem do “mais moderno” e mais diverso em Portugal. “Ainda não nos conhecemos tão bem em nossa diversidade cultural”.
Segundo balanço do Ministério da Cultura, desde setembro foram promovidas 247 apresentações artísticas e 17 exposições em 43 cidades de Portugal. Ao todo, o governo brasileiro prevê gastar R$ 17 milhões com o Ano do Brasil em Portugal.
*Com informações do site do jornal Correio Braziliense
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