As vendas de CDs nos Estados Unidos caíram no primeiro semestre após terem crescido no ano passado, enquanto os downloads pagos de músicas subiram, divulgou nesta quinta-feira (5/7) a empresa de pesquisa Nielsen SoundScan.
Foram vendidos 150,5 milhões de álbuns físicos no primeiro semestre, 3% a menos que no mesmo período de 2011. Já as vendas de músicas pela internet tiveram alta de 6% e somaram 698 milhões. Os números gerais da indústria fonográfica mostram uma alta de 4% no primeiro semestre, para 853,2 milhões de unidades.
“Embora as vendas do varejo continuem enfrentando dificuldades diante das tendências do mercado, as vendas digitais devem ter mais um ano recorde”, previu o vice-presidente-sênior de desenvolvimento da Nielsen, David Bakula. “A força de outros formatos digitais cobrados, incluindo streaming, é igualmente estimulante”, acrescentou.
O álbum “21”, da cantora britânica Adele, continua o mais bem-vendido no ano, com 3,69 milhões de cópias. “Somebody that I used to know”, do australiano Gotye com a neozelandesa Kimbra, foi a música com mais downloads pagos: 5,5 milhões.
*Com informações da Reuters
A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo abriu uma…
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou a página Aldir Blanc Patrimônio,…
Estão abertas, até 5 de maio, as inscrições para a Seleção TV Brasil. A iniciativa…
Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o edital edital Transformando Energia em Cultura,…
Na noite de ontem (20), em votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso…
A Fundação Nacional de Artes - Funarte está com inscrições abertas para duas chamadas do…