Em entrevista exclusiva ao jornal O Globo, a ex-secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Marta Porto, afirmou que faltou compatibilidade e confiança na atual gestão do Ministério da Cultura.
Ela prepara um livro – a ser lançado neste ano – sobre política cultural, no qual aborda sua experiência no governo, a crise nos Pontos de Cultura e o que chama de “vazio político” na cultura brasileira, avaliando como a cultura é tratada no atual governo federal.
“Acho que a cultura ainda não se tornou uma prioridade para o Estado e mesmo para a sociedade brasileira. Isso não acontece apenas no Brasil, recentemente o governo conservador espanhol tomou a medida de acabar com seu Ministério da Cultura, integrando suas atividades em outro Ministério. Tenho visto isto em todos os momentos da minha vida profissional, e creio que em boa parte a responsabilidade é nossa, dos pensadores, artistas, produtores e gestores de cultura que fomos incapazes de assumirmos um protagonismo nos grandes temas e desafios que o país e o mundo enfrentam”, diz Marta.
Clique aqui para ler a entrevista na íntegra.
*Com informações de O Globo Online
A JLeiva Cultura & Esporte lança nesse mês a pesquisa inédita Cultura nas Capitais. O…
Fonte: Ministério da Cultura* O Ministério da Cultura atingiu 100% de transparência ativa de acordo…
Até o dia 10 de fevereiro, a sociedade terá a oportunidade de participar da escolha…
O Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic) estará aberto a partir…
O Instituto Cultural Sicoob UniCentro Br está com inscrições abertas em seu edital de seleção…
Estão abertas, até 04 de fevereiro, as inscrições para o Edital Elisabete Anderle de Estímulo…